Aprenda a cultivar relacionamentos saudáveis e comece a viver melhor

relacionamentos saudáveis

Ter um casamento perfeito, um relacionamento saudável, é um sonho ensinado desde a mais tenra infância para muitas pessoas. Não atoa, essa ideia é muito gostosa, certo? Contar com alguém ao nosso lado que nos aceita, entende nossas limitações e dificuldades, demonstra amor e troca afetos parece realmente incrível.

Mas… será que as pessoas por aí andam tendo relacionamentos saudáveis? Pela minha experiência o que acontece é o oposto: dentro de casa existe uma briga constante para saber quem tem a razão, reclamações fazem parte da rotina e em muitos casais não existe conforto e liberdade para que os cônjuges se abram e sejam eles mesmos.

Será que dá para ter um cenário diferente desse, que vemos com tanta frequência por aí? Já adianto a resposta: sim, é possível, mas você e seu parceiro terão um trabalho pela frente.

O que são relacionamentos saudáveis?

Antes de falarmos sobre como ter um bom relacionamento com seu parceiro, que tal definirmos o que é uma relação saudável?

Chamamos de saudável tudo aquilo que não nos faz mal. Mas não é só isso: para algo ser saudável, é importante que sirva de impulso para seu sucesso pessoal e profissional, apoiando nas escolhas feitas e minimizando o impacto dos momentos mais conturbados.

Então podemos dizer que o relacionamento saudável é aquele em que você tem, de fato, um parceiro. Alguém que conversa e escuta o que tem para dizer, que respeita suas decisões, mas que contesta aquilo que não concorda. Alguém que entenda que mesmo discordando, quando não existe um conflito de valores e ética, é possível apoiar e que o mais importante é cultivar uma relação que valha a pena ser vivia por ambos.

De maneira resumida, podemos dizer que é uma experiência de cooperação em que todas as pessoas envolvidas se ajudam, mutuamente, em seu desenvolvimento.

8 perguntas para descobrir se o seu relacionamento é saudável

Vamos tentar entender em que ponto seu relacionamento está em relação a uma vida ideal a dois? Existem algumas perguntas que podemos nos fazer para refletir sobre nossa situação como casal antes de chegar nessa conclusão.

Pare alguns segundos antes de dizer “sim” ou “não” e procure por exemplos na sua rotina que demonstrem a resposta da pergunta feita. Não tenha pressa, é um exercício reflexivo. Para facilitar a reflexão deixarei algumas perguntas “extras” que te guiarão no processo.

  1. Vocês se respeitam?
    • De que forma?
  2. Vocês são honestos e se abrem um com o outro?
    • Lembra de algum momento quando isso aconteceu recentemente?
  3. Vocês conversam a respeito dos seus sonhos, medos, sentimentos e objetivos?
  4. Vocês demonstram carinho e afeição um pelo outro?
    • Como isso acontece?
  5. Vocês ocupam uma posição igual e justa na relação?
    • Existe algum momento que parece haver alguém “superior” ou com mais autoridade?
  6. Vocês confiam um no outro?
    • No passado recente já se pegaram desconfiando do parceiro e investigando o celular dele ou algo do gênero?
  7. Vocês se apoiam em seus interesses, esforços e ambições?
    • Como isso acontece normalmente?
  8. Vocês mantém sua individualidade e identidade mesmo estando nessa relação?
    • Vocês se definem pelo relacionamento e papel parental (mãe e pai) ou têm outras coisas valiosas em suas vidas?
    • Vocês fazem atividades separados, saem com amigos e mantém contato com pessoas queridas mesmo na ausência do parceiro?

Quais as vantagens de um relacionamento saudável e maduro?

Os relacionamentos saudáveis são muito mais agradáveis do que qualquer outra forma de interação. Eles dão liberdade para as pessoas e as fazem se sentir reconhecidas, amadas e confiantes o suficiente para saber quem podem contar com a ajuda do outro.

Você tem liberdade e não precisa mudar

Sabe aquela história de que na frente do parceiro você precisa ser de um jeito e com os amigos precisa ser de outro? Em um relacionamento saudável isso não existe!

É claro que na vida amorosa existem certos tratamentos que são próprios do casal, mas aqui estamos falando de gostos, brincadeiras e dezenas de outros comportamentos. Um parceiro de verdade sabe que você tem seu jeito de ver o mundo e ele respeita isso.

Claro, não podemos confundir isso com falta de respeito ou ausência de limites. Em um relacionamento sempre precisamos nos adaptar de alguma forma, e alguns comportamentos — beijar outras pessoas na boca, por exemplo — podem não caber nesse arranjo.

A liberdade à qual me refiro aqui está relacionada à sua autoexpressão, à capacidade de mostrar quem você é sem o receio de ser julgado e sem aquela sensação de “pisar em ovos”. É se comportar, falar e interagir sem o receio de que a outra pessoa “crie caso”, “não goste” ou inicie uma briga em função da sua maneira de se comunicar e ver o mundo.

Sua privacidade não é violada

Em relacionamentos saudáveis, a preservação da privacidade é valorizada, mesmo quando há confiança para compartilhar senhas e acessar dispositivos. Esse equilíbrio entre intimidade e autonomia reflete uma compreensão profunda do respeito mútuo sobre a importância de preservar a individualidade.

Imagine um jardim onde cada pessoa é uma flor única, todas em conjunto contribuindo para a beleza do espaço compartilhado. Apesar de estarem entrelaçadas, cada flor mantém suas próprias raízes, garantindo seu crescimento e singularidade. Da mesma forma, em um relacionamento saudável, há um reconhecimento de que cada indivíduo possui sua própria vida, pensamentos e experiências.

A liberdade de manter certos aspectos da vida em privacidade não indica falta de confiança; ao contrário, é um gesto de respeito pela individualidade do parceiro. Nem sempre estamos confortáveis em compartilhar tudo. Esse entendimento fortalece a relação, promovendo uma atmosfera de confiança e aceitação mútuas.

A abertura para compartilhar senhas ou acessar dispositivos não anula a necessidade de limites e espaços individuais. Em alguns casos isso é necessário até por uma questão de segurança — minha esposa tem acesso ao meu e-mail, e algumas vezes ela já me salvou graças a isso.

Por isso, esse compartilhamento, quando acontece — e pode ser que nunca aconteça, tá tudo bem mesmo assim — sugere uma confiança madura, onde ambos se sentem à vontade para serem autênticos e confiam que seu parceiro respeitará a privacidade mesmo com as “chaves” para investigar a vida do outro.

Entender essa dinâmica é fundamental para construir e manter relacionamentos saudáveis, onde a privacidade não é vista como um muro, mas como um espaço respeitoso que contribui para o florescimento conjunto.

As diferenças deixam de ser um problema em uma relação saudável

Em um relacionamento saudável, as diferenças não são encaradas como um obstáculo, mas sim como parte integrante da convivência que contribui para a dinâmica do casal.

Mas cuidado: não estou aqui falando daquela máxima que nos diz que “os opostos se atraem”. Pelo contrário, as semelhanças e compartilhamento de crenças e valores são fundamentais em um relacionamento. Contudo, existe um limite entre ser semelhante e ser igual. Ninguém é igual a ninguém, mas é comum encontrarmos pessoas tentando fazer seus parceiros agirem exatamente como elas gostariam, normalmente em função de uma inabilidade em lidar com as diferenças que inevitavelmente vão aparecer ao decorrer de um relacionamento longo.

No entanto, para construir uma relação verdadeiramente saudável, é crucial adotar uma abordagem contrária. Em vez de buscar a uniformidade, é necessário aceitar e respeitar as diferenças individuais. Questões que causam desconforto podem ser discutidas abertamente, e a resolução deve surgir de um entendimento mútuo, não de imposições individuais.

Em um mundo ideal, as diferenças não são apenas toleradas, mas valorizadas. Elas são reconhecidas como parte da complexidade das personalidades envolvidas na relação. Para casais maduros, muitas dessas diferenças são vistas como oportunidades para aprender algo novo, conhecer outras formas de ver o mundo e se encantar pelos traços individuais de seus parceiros.

13 sinais de que o seu relacionamento não está bem

Quando um relacionamento não vai bem, podemos ver sinais claros, como se fossem “sintomas” de uma doença que consome a relação. A presença de um ou outro sinal não significa que seu casamento está em risco, mas vários “sintomas” presentes ao mesmo tempo sinalizam um real problema, e ambos precisam aumentar a atenção e entender o que está acontecendo.

1. Pressão para mudar quem você é

Você sente uma constante pressão de mudar sua forma de agir, se vestir e falar. É como se sempre estivesse errado ou “faltando algo” para receber a aprovação do seu parceiro.

2. Pressão para abandonar coisas que gosta

Reconhecer e apoiar o parceiro nos interesses e atividades que ele gosta é uma parte fundamental de qualquer relacionamento saudável. Se você sente uma constante pressão para abandonar as atividades que ama, esse pode ser um sinal importante de um desalinhamento entre o casal.

3. Falta de igualdade na resolução de conflitos

Todo casal vai experimentar conflitos em sua vida. A questão aqui é sobre como a resolução desses desacordos é feita. Durante as discussões, ou em relação a conclusão chegada, é necessário que aja justiça e que ambos os pontos de vista sejam considerados. Os problemas PRECISAM ser resolvidos de maneira colaborativa em uma relação saudável.

4. Medo de compartilhar pensamentos e opiniões

Se você se sente hesitante ou com medo de se expressar, compartilhar pensamentos e opiniões, é importante descobrir o motivo. Será que está com receio de reações passadas do seu atual parceiro, com medo que ele reaja da mesma forma que antigos relacionamentos ou existem situações recentes que fazem com que esse alerta surja em sua mente?

5. Tentativas de controlar o comportamento

Caso seu parceiro tente controlar suas ações, decisões, forma de agir ou interações com outras pessoas, muita atenção. Esse é um sinal forte de relacionamentos tóxicos ou abusivos. Apenas tome o cuidado de verificar se não é você quem está se ausentando de se posicionar ou se mesmo se posicionar seria um problema na relação.

6. Criticas frequentes às suas escolhas

Críticas também são uma forma de controlar o comportamento de alguém e tentar “obrigar” a pessoa a agir da forma como gostaríamos. Note se seu parceiro critica seus amigos, suas decisões, atividades que gosta de fazer e aparência.

7. Sensação de que passar tempo juntos é uma obrigação

Tempo de qualidade deveria ser algo prazeroso em um relacionamento saudável, não uma obrigação. Caso passar tempo juntos pareça algo forçado e obrigatório, servindo apenas para “cumprir tabela”, entenda o que vem causando isso.

8. Evitando um ao outro

Ligue os alertas caso você e seu parceiro estejam evitando passar tempo juntos, colocando empecilhos nos encontros e sempre mantendo distância. Esse pode ser um sinal de perda de conexão e até mesmo de prazer na relação.

9. Distribuição desigual de recursos

Dinheiro, transporte (carro) e acesso a oportunidades de lazer são coisas que, dentro de uma relação saudável, deveriam ser compartilhadas igualmente. Não que uma pessoa tenha a obrigação de sustentar a outra, mas em um casamento duradouro o mínimo que esperamos é que ambos queiram que seu parceiro tenha uma qualidade de vida semelhante a sua.

10. Negligência das suas necessidades para priorizar seu parceiro

Priorizar 100% o seu parceiro em detrimento às suas próprias necessidades e desejos não é amor, é dependência emocional. Em um relacionamento precisamos fazer concessões, mas quando isso acontece o tempo todo pode sinalizar alguma insegurança da nossa parte.

11. Falta de privacidade e pressão para compartilhar todos os detalhes da sua vida

Outro sinal importante de um relacionamento não saudável é a falta de privacidade. Ela pode acontecer de duas formas: [1] a mais comum é por meio de uma invasão direta, como leitura de e-mails e mensagens sem autorização do parceiro; [2] exigências constantes para que o parceiro compartilhe tudo o que aconteceu no dia, normalmente acompanhado de perguntas invasivas para saber cada detalhe.

12. Gritos constantes

Repita comigo: GRITAR NÃO É SAUDÁVEL. Algumas pessoas tem a ideia distorcida de que um bom relacionamento envolve brigas e gritos, que isso é sinal de amor e de que se importam um com o outro. Risque isso da sua mente, não faz o menor sentido, basta parar para pensar por 2 segundos a respeito.

Se no seu relacionamento os gritos são frequentes, e tendem a ser usados como forma de lidar com conflitos e se impor, fique atento! Onde existe esse padrão de comportamento não há espaço para uma relação saudável.

13. Comunicação pobre

Por fim, mas não menos importante, outro sinal fundamental de que um relacionamento não está bem é a baixa qualidade da comunicação. Casais maduros e saudáveis sabem se comunicar e se expressar assertivamente.

É possível cultivar um relacionamento saudável?

Pode não parecer uma tarefa muito fácil, mas todas as pessoas, desde que queiram, podem usufruir de relacionamentos saudáveis. Vamos ver como fazer?

Aceite a outra pessoa

Ninguém é igual. Você precisa aceitar isso! É graças às diferenças que somos pessoas únicas, singulares e capazes de nos destacar. Cada pessoa tem uma história de vida completamente diferente da outra, o que é óbvio para um talvez não seja para o outro, e isso apenas engrandece a relação, é uma forma de aprendizado.

Mas veja bem: uma coisa é aceitar as diferenças, outra completamente diferente é se relacionar com pessoas que são seu extremo oposto. Para um relacionamento ter sucesso é importante ter algum grau de sintonia, incluindo valores, crenças, visão política e até grau de formação acadêmica e classe social — isso é o que as pesquisas com casais longevos nos mostram.

Antes de tomar uma decisão, converse

Em uma relação saudável, a comunicação desempenha um papel crucial na tomada de decisões. É fundamental que ambas as partes estejam envolvidas em um diálogo aberto e honesto. Isso não significa simplesmente acatar ordens ou ceder, mas sim criar um espaço para compartilhar ideias, compreender perspectivas e trabalhar juntos na busca de soluções.

Olha, se o objetivo é construir um relacionamento, decisões fazem parte disso. A forma como cada um gasta seu dinheiro, lida com a educação dos filhos ou escolhe onde morar afeta o casal como um todo. Por isso, antes de fazer o que achamos “certo” precisamos conferir se a outra pessoa tem essa mesma posição ou se, quem sabe, ela apresenta uma alternativa que nem mesmo havíamos imaginado.

Dessa forma, em um relacionamento saudável, a conversa vai além de formalidades, tornando-se uma ferramenta para construir um futuro conjunto. As decisões refletem o respeito mútuo e a colaboração contínua entre os parceiros, promovendo uma relação sólida e duradoura.

Coloque o diálogo em primeiro lugar para ter um relacionamento saudável

O grande problema dos casais modernos é a falta de diálogo. As pessoas começam a brigar, ficam com raiva, mas não expõe, de fato, o que estão sentindo ou pensando. Veja bem: ninguém sabe ler mentes e se você esconder as coisas, seu companheiro não poderá lhe ajudar, se redimir ou reavaliar algum comportamento. O mesmo vale para ele.

Quando guardamos tudo em nossa mente esperamos que a outra pessoa entenda nossos motivos estamos sendo extremamente infantis. Essa atitude priva o casal de ter uma discussão a respeito do real problema e efetivamente lidar com os desconfortos.

Experimente dizer o que está acontecendo, isso faz toda a diferença. Coloque claramente para o seu parceiro o que anda pensando. Algo como “quando você decidiu sair sem me perguntar se eu gostaria de ir, me senti sendo deixado de lado” é muito mais claro e direto do que “você sabe o que fez”.

Lembra do que falamos antes? Cada pessoa é única, e o que é óbvio para você, em função da sua educação e formação, não é óbvio para seu parceiro que teve experiências completamente diferentes.

Primeiro pergunte, depois investigue

Ficou com a pulga atrás da orelha? Acha que tem alguma coisa estranha acontecendo na sua relação? Então abra o jogo! Essa história de “comer pelas beiradas” e “jogar verde para colher maduro” não funciona.

Esse tipo de atitude apenas cria um ambiente hostil no qual vocês precisam tomar cuidado com cada palavra dita, já que existem muitos segredos envolvidos.

O tempo todo estou aqui martelando sobre a importância do diálogo, e isso não é atoa. Diante de uma mudança de comportamento do nosso parceiro tendemos, sim, a sentir algum desconforto. Esse desconforto nos leva a criar teorias a respeito do que está acontecendo, e nosso pensamento frequentemente é pior do que a realidade.

Em vez de presumir os motivos da mudança de comportamento, pergunte. Talvez acabe descobrindo que seu parceiro não está com raiva de você, mas sim preocupado porque tem o receio de ser demitido ou pelo aumento das demandas no trabalho.

Se apaixone e reconquiste seu parceiro todos os dias

Quanto mais longo é um relacionamento, mais precisamos ter cuidado para não nos acomodarmos. O fato de termos uma casa em conjunto, filhos, um casamento ou qualquer outra coisa que nos ligue a alguém não é a menor garantia de que continuaremos juntos para sempre.

Na época da faculdade um professor falou uma coisa bastante importante e marcante para a turma: “nós nos apaixonamos todos os dias. O ideal é que seja pela mesma pessoa“. Essa frase nos lembra que todos os dias temos a oportunidade de nos apaixonar, e quando não direcionamos esse esforço para o relacionamento corremos o risco de deixar a paixão morrer e o interesse acabar.

Então, seja uma pessoa apaixonante e se apaixone por seu parceiro diariamente. Durante o período de namoro vocês faziam isso, vocês flertavam, faziam brincadeiras, se preocupavam com a aparência, criavam planos para fazer com o outro. Esses foram, em grande parte, os motivos que fizeram os dois acabarem juntos.

É claro que existe algum grau de acomodação na relação, é isso que chamamos de intimidade. Mas não podemos confundir essa proximidade com uma “garantia” de que não precisamos mais nos esforçar. Relacionamentos saudáveis e duradouros são nas interações diárias, sem exceção.

Apesar de eu ter dado poucas dicas até aqui, essas são as bases para verdadeiros relacionamentos saudáveis. Não é fácil manter uma conversa aberta ou confiar em outra pessoa, por isso você precisará se esforçar diariamente para garantir que esses pilares estarão presentes na sua vida e na de seu parceiro.

Se tem uma coisa que pode ajudar vocês nessa luta diária, é o controle da ansiedade. Aqui no blog já falamos sobre esse assunto. Veja o texto que fiz sobre ansiedade no relacionamento e aprenda a levar a vida a dois com mais tranquilidade.

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top