3 exercícios para casais usados na terapia de casal

exercícios para casais

A terapia de casal é uma excelente forma de melhorar o relacionamento que você e seu parceiro construíram juntos. Mas… começar a falar das suas intimidades para um desconhecido pode ser um pouco intimidador — e bem estranho, eu sei — em um primeiro momento.

Por isso, separei 3 exercícios para casais que você e seu parceiro podem fazer, mesmo sem a supervisão de um psicoterapeuta, para ter um gostinho dessa tal terapia de casal e ver se os efeitos dela realmente valem a pena.

São exercícios para casais bem simples, práticos, rápidos, mas com um efeito interessante. Recomendo que vocês se dediquem a cada um deles e observem as mudanças no relacionamento.

Vamos lá?

O que esses exercícios para casais vão fazer por você e seu parceiro?

Como quero dar um gostinho da terapia para você e seu parceiro, separei três exercícios para casais que servem para coisas diferentes. Eles vão ajudar a começar a resolver os principais problemas que podem estar afetando suas relações.

Cada uma das técnicas vai trabalhar um dos seguintes pontos:

  • aumentar a intimidade do casal;
  • aprofundar os conhecimentos que você e seu parceiro tem sobre o outro;
  • melhorar a comunicação do casal.

Mesmo que vocês se sintam seguros em relação a alguma dessas áreas, minha dica é que façam todos os exercícios para casais que vou passar. Afinal de contas, a ideia aqui é ver como a psicoterapia pode ajudar o relacionamento em diferentes esferas, mesmo naquelas que ainda não demonstram problema algum.

Combinado?

1. Contemplação do parceiro

O primeiro exercício para casais que separei vai ajudar você e seu parceiro a se conectarem em um nível mais profundo. Ele causa um grande impacto e vai mexer bastante com a forma com a qual vocês se veem. Será que estão preparados para isso? Eu acredito que vale a pena tentar!

A proposta desse exercício para casais é simples: você e seu parceiro vão ficar de três a cinco minutos se olhando nos olhos sem falar uma única palavra.

  • Primeiro, pegue um celular e coloque o timer de 3 minutos — dá para fazer com 5 minutos, mas recomendo começar com 3;
  • feito isso, fiquem em pé, posicionados frente a frente;
  • vocês devem ficar bem próximos um do outro, com meio braço de distância — ou um pouco mais, se a diferença de altura for grande;
  • após terminar o tempo, sugiro que se abracem e, caso sintam vontade, se beijem;
  • conversem sobre o que perceberam, viram, pensaram e sentiram.

Durante os três minutos do exercício o objetivo é só um: olhar nos olhos do seu parceiro (e ele olhar nos seus olhos). Atenção! Não é um concurso para ver quem fica mais sério, tá bom? Apenas olhem para a pessoa à sua frente. Pode piscar sem problema nenhum, combinado?

Qual é o objetivo desse exercício para casais?

Eu sei, esse exercício é bem estranho e não duvido nada que um de vocês comece a rir no início — mais provável que os dois riam. Até porque é bem desconfortável fazer algo assim pela primeira vez. Mas segurem a vontade, aguentem firme, fiquem se olhando e concentrem-se na pessoa que está na sua frente.

Depois de alguns segundos de contemplação o exercício vai ficar muito profundo.

Assim que terminar o tempo, se perguntem como estão e o que acharam. E, claro, se sentirem vontade podem se beijar ou abraçar.

A “Contemplação do parceiro” é um exercício usado para criar uma conexão por meio da prática de mindfullness. Em resumo, a ideia é fazer com que vocês se conectem e consigam realmente parar por alguns segundos e olhar para a pessoa a sua frente, apreciando ela pela aparência, forma de se expressar e, principalmente, pela maneira como olha para você.

Infelizmente na nossa temos sempre mil e uma coisas acontecendo ao mesmo tempo. No meio desse turbilhão, que vai desde pensamentos sobre preocupações a novos problemas surgindo a cada segundo, raramente paramos para contemplar a vida, nosso relacionamento, uma boa comida, um momento de paz e sossego.

Ao realizar essa atividade você estará fazendo exatamente isso: reduzindo a frequência dos pensamentos, deixando os problemas de lado por cinco minutinhos e contemplando a pessoa que escolheu passar a vida ao seu lado. Vai me dizer que isso não é importante? Impossível!

2. Quebrando o gelo

Todo mundo já vou falar de “quebrar o gelo”, não é mesmo? Seja para um primeiro encontro, para conhecer uma pessoa nova na empresa, para fazer networking em algum evento ou conversar com colegas de faculdade que você ainda não foi apresentado.

Mas… e quebrar o gelo no relacionamento?

Essa já é diferente, não é mesmo? Quebrar o gelo com alguém que você conhece é uma coisa bem fora do comum. A ideia desse exercício para casais é quebrar as paredes que separam a relação, fazendo com que o casal se conheça um pouco melhor.

Separe um tempo para conversar com seu parceiro (coisa de uns 10 a 15 minutos) e pense em algumas perguntas divertidas e diferentes que você poderia fazer para ele (e peça para que ele faça o mesmo com você). O exercício de quebrar o gelo vai ajudar vocês a conversarem sobre coisas bem inusitadas, mas que falam muito da intimidade de cada um.

Tente fazer algumas perguntas criativas, buscando fatos diferentes para realmente entender a personalidade do seu parceiro. Alguns exemplos de perguntas que você pode usar são:

  • Qual é a coisa mais aventureira que você já fez?
  • Se você pudesse reviver qualquer momento do nosso relacionamento, qual seria?
  • O que é uma coisa que você sempre quis experimentar sexualmente?
  • Se pudéssemos viajar juntos para qualquer lugar do mundo, para onde você gostaria de ir?
  • O que você nunca me contou sobre sua infância?
  • Se você pudesse ter qualquer carreira no mundo, qual seria?
  • Qual foi a coisa mais romântica que você já fez por alguém?
  • Se você pudesse mudar uma coisa em você, o que seria?
  • O que é a coisa que você tem medo de me dizer?
  • Se tivéssemos que ficar juntos em uma ilha deserta, quais três coisas você levaria?
  • O que você ama e ainda não compartilhou comigo?
  • Qual é o objetivo pessoal pelo qual você está trabalhando agora?
  • Qual é sua memória favorita da sua infância?
  • Se você pudesse viajar para qualquer lugar do mundo, para onde você iria?
  • Qual é o hobby ou atividade que você sempre quis experimentar, mas ainda não experimentou?
  • Qual superpoder você gostaria de ter? Porquê?

Qual é o objetivo desse exercício para casais?

Por mais simples que essas perguntas possam parecer, elas ajudam você a conhecer seu parceiro de um jeito muito mais profundo e diferente. Essas pequenas “bobeiras” são tão importantes quanto saber qual é o objetivo de vida de quem está ao seu lado.

Além disso, essas perguntas ajudam a tirar vocês daquela conversa tradicional, que sempre acontece da mesma forma e os dois já sabem o roteiro. A inovação leva o casal a se conhecer de uma forma diferente, quase como se estivessem conversando pela primeira vez.

Outro ponto importante é que nem sempre a resposta é só uma resposta. Quando respondemos a essas perguntas temos a tendência a nos abrir mais, falar sobre aspectos da nossa personalidade, comportamento ou mesmo da maneira como pensamos que normalmente não expressamos ou deixamos vir a público tão facilmente.

Use esse exercício sempre que você e seu parceiro sentirem que precisam se conectar um pouco mais e descobrir novos interesses.

3. Reunião semanal com a(o) Patroa(ão)

Sabe aquele encontro que você tem com a supervisora na empresa, no qual ela pergunta sobre como andam as coisas, seus objetivos, o que você pretende fazer, como está sua relação com o setor e várias outras coisas?

É exatamente isso que vamos fazer aqui nesse exercício para casais! Mas é claro que vamos migrar o conceito para o seu relacionamento.

Primeiro, reserve trinta minutos para ter uma reunião com seu parceiro, só vocês dois. O ideal é que essa reunião aconteça semanalmente e que seja como em uma empresa: uma vez que ela está marcada o horário e dia têm que ser respeitados.

Esses 30 minutos devem ser usados pelo casal para falar sobre como os dois estão indo, como está o relacionamento e tocar em qualquer discussão ou conversa que ainda não tiveram tempo de terminar por causa da rotina corrida.

Como a proposta é fazer como se fosse uma reunião com a(o) patroa(ão), vocês devem fazer perguntas um para o outro (primeiro um de vocês faz todas as perguntas que quer fazer, depois o outro). É interessante marcar o tempo de cada um para que ninguém fique prejudicado.

Alguns exemplos de questões que podem ser perguntadas nessa reunião são:

  • Como você se sente sobre nosso casamento hoje?
  • Tem alguma coisa que você sente falta ou que sente que ainda precisamos finalizar com relação à semana passa e quer falar sobre isso hoje?
  • Como eu posso te fazer se sentir mais amado nos próximos dias?
  • Tem alguma coisa que fiz na última semana que você gostaria que eu fizesse de novo?
  • O que você acha que poderíamos fazer para melhorar nosso relacionamento?
  • Existem conflitos ou problemas que precisamos resolver?
  • Como posso apoiá-lo melhor em nosso relacionamento?
  • Quais são seus objetivos para nosso relacionamento?
  • Há alguma mudança que você gostaria de ver em nosso relacionamento?
  • Você está satisfeito com a forma como nos comunicamos?
  • Existe alguma coisa que você gostaria de compartilhar comigo que você não teve a chance de dizer?
  • O que você aprecia em mim como seu parceiro?
  • Como podemos fortalecer nosso relacionamento?

Qual é o objetivo desse exercício para casais?

Ao responderem essas perguntas (e qualquer outra que você e seu parceiro propuserem) vocês começarão a ter conversas mais produtivas e saudáveis sobre si mesmos e a relação que estão construindo.

Tenha a certeza de fazer esse exercício regularmente. Ele vai ajudar vocês a não ficarem remoendo nada que poderia ser resolvido com uma simples conversa, e ainda melhora o entendimento de cada um sobre o que o parceiro espera do relacionamento.

E aqui deixo apenas o mesmo cuidado que precisa ser tomado em qualquer um destes exercícios: respeite o tempo da outra pessoa. Deixe que seu parceiro fale até o fim, não julgue, não ataque, não critique. Lembre-se de que conseguir abertura e intimidade é um trabalho difícil e nós nos sentimos expostos ao falar sobre nós mesmos ou o que pensamos sobre algo.

Por isso, acolha o que está sendo dito, reflita, pense durante algum tempo e só depois responda.

Coloque em prática!

Anotou o passo a passo de cada um dos exercícios para casais que passei? Ótimo! Salve o link deste texto nos seus favoritos (para não esquecer de nada) e comece, hoje mesmo, a aplicar alguma dessas técnicas com seu parceiro.

Minha sugestão pessoal é que vocês iniciem pelo exercício “Contemplação do parceiro”. Ele causa um impacto bem interessante e é relativamente fácil de fazer (por mais estranho que pareça), além de não precisar de uma preparação prévia como os outros.

Caso queira conhecer de perto a terapia de casal e saber exatamente o que acontece durante as consultas, incluindo como essas técnicas são usadas, recomendo que você leia meu texto sobre o assunto!

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top