Hoje em dia, ninguém pode negar que a tecnologia já toma conta do nosso mundo. Por esse motivo, vários serviços tradicionais precisaram se reinventar para não ficarem obsoletos. As terapias online são um grande exemplo disso.
Graças a internet, profissionais de qualquer lugar do mundo podem oferecer tratamento à distância. Isso permite mais comodidade para você, cliente, bem com facilita o acesso para pessoas que estão viajando, ou que não tem condições de ir até um profissional capacitado.
Bem interessante, não é mesmo? Mas como será que isso funciona? Vamos descobrir!
Índice
O que é terapia?
A palavra terapia, segundo o sentido do dicionário, deveria ser usada para falar sobre o tratamento de doentes em qualquer âmbito. Apesar disso, essa palavra mudou de sentido nos últimos anos e hoje em dia é empregada para se referir aos serviços oferecidos pela Psicologia.
Por esse motivo, este texto vai falar apenas sobre os psicólogos, tudo bem? Ainda assim, existem vários profissionais e diversos serviços, licenciados ou não, que são oferecidos com o nome de terapia.
E como funciona na Psicologia?
No caso da Psicologia, o nome correto (se você estiver curioso para saber) é psicoterapia ou atendimento psicológico. Nesse tipo de serviço, o psicólogo analisa o comportamento do cliente, entende o que acontece em seu dia a dia e ajuda a pessoa a superar os problemas que ela vem enfrentando.
Para fazer isso, esse profissional usa de várias técnicas próprias da Psicologia, bem como um extenso conhecimento sobre o comportamento humano. Depois de algumas conversas, o psicólogo é capaz de identificar as causas do problema que o cliente tem.
Com essas informações, um plano de intervenção é criado e, aos poucos, a pessoa vai aprendendo a lidar melhor com a própria vida. Tudo isso é feito de maneira natural, sem que o psicólogo fique “mandando” o cliente fazer X ou Y.
Quem pode oferecer terapia online?
Assim como no consultório, as terapias online só podem ser oferecidas por profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Caso tenha a dúvida se o psicólogo que está conversando com você é, ou não, habilitado, basta pedir para que ele lhe passe o número do CRP.
Além disso, o atendimento online tem algumas restrições. Atualmente foi aprovada uma nova resolução que permite qualquer modalidade de atendimento psicológico online, mas ela ainda não entrou em vigor.
Por isso o que vale, ao menos até novembro de 2018, é a resolução antiga, que limita os atendimentos psicológicos a, no máximo, vinte sessões. Além disso, o nome dado para esse serviço é o de orientação psicológica online.
Essa orientação é um pouco mais dinâmica do que a psicoterapia, ela tem o objetivo de resolver problemas pontuais e ajudar o cliente da maneira mais eficiente possível. Por isso ela é usada para situações mais diretas, como no tratamento de fobias, ansiedade, princípio de depressão e relações interpessoais (namoro, casamento, trabalho etc.).
Quais as vantagens das terapias online?
A terapia online é muito semelhante a um atendimento presencial. A grande diferença é que em vez de estar na frente de um psicólogo, você usa um computador ou celular para permitir que a comunicação aconteça.
Então, porque alguém procuraria atendimento online? Ele tem alguma vantagem? A resposta é: sim! O atendimento online:
- é mais flexível, já que você não precisa se locomover até um consultório;
- os horários são mais amplos e é fácil encaixar uma consulta na sua agenda;
- pessoas com baixa mobilidade ou acometidas por algum mal debilitante (como a síndrome do pânico) podem ser atendidas sem passar por sofrimentos;
- você escolhe o profissional que quiser, não apenas aquele que está próximo;
- é possível continuar com os atendimentos mesmo que você precise se mudar;
- o trânsito não atrapalha em nada;
- não é preciso ficar sentado na sala de espera até que chegue a sua vez de ser atendido;
- marcações e cancelamentos podem ser feitos com mais facilidade;
- os profissionais aceitam várias formas de pagamento.
A Terapia online é cara?
Ao ver tantas vantagens, podemos pensar que a terapia online é mais cara em função da comodidade que ela oferece, não é mesmo? Mas isso não acontece!
O valor do atendimento é o mesmo tanto para o psicólogo que atende presencialmente quanto para o que atende pelo computador. A grande diferença, entretanto, é que você economiza com o transporte, então acaba saindo mais barato.
Em alguns casos, o psicólogo também acaba economizando com a locação do consultório e faz o repasse dessa economia para o cliente. Moral da história: existem profissionais cobrando os mais diversos valores pelas suas consultas, mas não tem diferença entre o preço da terapia online para a terapia presencial.
Terapias online realmente funcionam?
Agora respondendo ao que todos estavam esperando: as terapias online funcionam, sim, da mesma forma que as presenciais. Inclusive, foram feitos vários estudos nessa área e eles comprovaram que um bom profissional consegue os mesmos resultados pessoalmente ou pelo computador.
Além de avaliar casos de ansiedade e depressão, os pesquisadores também observaram a efetividade do tratamento online em outras situações. Esse é o caso, por exemplo, dos estudos que avaliaram:
Todos os resultados foram favoráveis para o atendimento online. De acordo com a conclusão dessas quatro pesquisas, as diferenças entre ser atendido presencialmente ou virtualmente não foi relevante o suficiente para interferir nos resultados dos tratamentos.
O que preciso fazer para encontrar um profissional?
Atualmente temos vários sites que oferecem o serviço de atendimento psicológico online. A AmbientePsi é um exemplo desses. Lá você pode marcar sua consulta comigo, entender como funciona o processo e tirar suas dúvidas, caso seja necessário.
Então, que tal marcar um horário comigo? Estou esperando seu contato!