Aprenda a cuidar da sua saúde mental com essas 6 dicas!

saúde mental

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, saúde mental é o mesmo que a ausência de doenças mentais. Sendo assim, é um estado psíquico em que a pessoa se permite vivenciar sentimentos e emoções de qualquer espécie e entende que todos os seres humanos possuem qualidades e limitações.

Em função disso, pessoas com boa saúde mental são capazes de superar situações difíceis sem sofrerem tanto. Elas “encaram” a vida por novos olhos e estão sempre dispostas a mudar, pois aprenderam que precisam melhorar constantemente para alcançarem seus objetivos.

Mas será que você pode melhorar sua saúde mental? Sim! Neste texto vou explicar o que pode ser feito no seu dia a dia para que isso seja possível. Confira!

1. Se arrume todos os dias

A percepção que temos de nós mesmos é uma das coisas mais importantes em nosso humor. Quando nos sentimos bem, capazes e ativos, certamente nos achamos, também, mais bonitos do que pensamos ser normalmente.

Só que o inverso também é proporcional: ao olhar para nossa imagem e gostar do que vemos, temos a grande chance de despertar para as coisas que precisam de nossa atenção. Então quanto melhor você cuida de si mesmo, maiores são as chances de seu humor ficar mais leve.

Que tal se arrumar todo dia? Não estou dizendo que é obrigatório se maquiar e vestir sua melhor roupa o tempo todo, mas que tal fazer um experimento por uma semana? Ao levantar de manhã, vá para o banheiro e dê aquele famoso “tapa” no visual.

Arrume seu cabelo, vista uma roupa bacana, mas confortável, e dê uma bela olhada no resultado. Depois de repetir isso por sete dias, venha aqui e me conte, nos comentários, o que achou do resultado.

2. Preste atenção no mundo

Desde 1994, data comercialização do primeiro smartphone, o mundo mudou drasticamente. Hoje é fácil encontrar pessoas que passam correndo pela vida, só esperando pela oportunidade de tirar a foto certa e salvá-la na memória do seu fabuloso computador de bolso.

Isso não é uma coisa ruim, de forma alguma. As novas tecnologias facilitam, e muito, a vida de todo mundo. O problema é quando exageramos em seu uso e acabamos perdendo experiências enriquecedoras graças a falta de atenção.

O mundo precisa ser experimentado. Ao entrar em contato com as coisas diretamente, ver com os próprios olhos em vez de usar uma lente, você guarda memórias com mais facilidade. Isso ajuda tanto no aprendizado quanto na formação de recordações importantes.

3. Exercite corpo e mente

Essa dica já é um clichê, mas sempre é válido falar sobre ela. Nosso corpo influencia nossa mente da mesma forma que o contrário acontece. Então quando ficamos desleixados com algum desses pontos, a tendência é que prejudiquemos nossa vida em todos os âmbitos.

Para trabalhar a mente, a melhor coisa a ser feita é aprender. Mas olha só: não estou falando de cursos ou de entrar para a faculdade. Essas atividades ajudam, sim, a exercitar a mente, só que elas não são as únicas.

Qualquer coisa nova que você aprenda vai ajudar a exercitar seu cérebro. Pode ser uma receita nova na cozinha, um jogo diferente, um livro sobre assuntos que você não conhece, o importante é instigar a curiosidade.

Agora, se tratando de exercícios físicos a coisa fica um pouco mais complicada. Poucas pessoas realmente estão dispostas a sair do sedentarismo e manter uma rotina saudável de exercícios. A verdade é que isso realmente é difícil.

Além das dores, do cansaço, do suor e provável falta de companhia para se exercitar, a atividade física demora a dar resultados. Entretanto, após um mês seguindo religiosamente qualquer regime de treinos, você perceberá uma grande mudança em sua disposição (e no seu corpo também, é claro).

Para ganhar uma motivação extra, que tal escutar o relato de alguém que já lutou contra a preguiça e atualmente se sente bem graças aos exercícios? Com vocês, o ilustre Dr. Drauzio Varella:

4. Faça na hora o que pode ser feito

Você sabia que a procrastinação é um dos piores inimigos do ser humano? Sempre que deixamos alguma coisa de lado e usamos a desculpa de que isso foi feito porque “ainda tem bastante tempo”, prejudicamos nosso descanso e período de lazer.

Essa tarefa inacabada fica sendo relembrada a todo momento, atrapalhando o sono e causando culpa durante os momentos de diversão. Quem nunca se sentiu mal por ter se divertido enquanto tinha um trabalho para ser entregue, não é mesmo?

Então aqui a gente pode aplicar uma regra simples: você pode fazer a tarefa na hora? Se a resposta for positiva, faça! Caso contrário, estipule uma data para iniciar e para finalizar a tarefa, assim você não precisa ficar se preocupando o tempo todo com isso.

5. Descanse para ter saúde mental

Falando mais uma vez do óbvio: o descanso é fundamental para garantir mais saúde mental para você. É graças a esse processo que seu corpo relaxa, se recupera do estresse diário e fica pronto para a luta diária.

Mas descansar não é só deitar na cama. Você precisa relaxar corpo e mente, aproveitando seu tempo livre para esquecer de todos os problemas e apenas aproveitar o momento. Vale ir no cinema, comer uma coisa gostosa, passar o dia namorando ou dormir.

Só que se durante essas atividades você ficar pensando em trabalho, tarefas a entregar, faculdade e outras mil e uma obrigações, o descanso será perdido. Nesse caso só existe uma saída: vá meditar! A meditação ajuda a “limpar” os pensamentos, permitindo que a pessoa foque no momento presente.

6. Fique exausto de vez em quando

Se por um lado o relaxamento é necessário para ter saúde mental, por outro o trabalho é fundamental para um bom equilíbrio na vida. É raro encontrarmos alguém falando da importância do trabalho, já que o maior problema do mundo é o excesso dele.

Entretanto, as atividades que temos diariamente são, sim, muito importantes para termos uma vida mais saudável (isso inclui a melhoria da saúde mental). A exaustão gerada durante o trabalho, faculdade ou rotina de exercícios é gratificante.

Quando ficamos cansados, mas sabemos que cumprimos nossos objetivos, sentimos uma tranquilidade intensa. Nessa hora você consegue tudo o que precisa para relaxar: a sensação de serviço bem-feito e o cansaço acumulado.

Então não pense que trabalhar é ruim. Todos os processos que nos levam a exaustão, mas de forma comedida, são bons. Apenas tome cuidado para não exagerar, ok?

Além de tudo isso, você sempre pode buscar a ajuda de um profissional para melhorar sua saúde mental. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio, principalmente quando falamos de doenças mentais.

Já que a saúde mental é tão importante e que a ansiedade às vezes a atrapalha nisso, que tal aprender a controlar esse estado psíquico? Recentemente fiz um texto sobre os seis segredos para se manter calmo e acabar com a ansiedade. Vale a pena dar uma conferida!

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top