Aprenda a fazer metas de Ano Novo [COM EXEMPLOS]

metas de ano novo

Uma das tradições mais clássicas de dezembro é a criação de metas de Ano Novo, não é mesmo? Algumas pessoas fazem suas listas todos os anos, outras estão começando agora a participar deste costume.

Independentemente de qual seja seu caso, isso é algo importante para você. Mas… fazer a lista das suas metas de Ano Novo não é o suficiente, concorda? É preciso colocar as ideias em prática e alcançar seus objetivos.

Só que isso não é tão simples assim — e tenho certeza que você sabe disso. Por isso, neste texto vou te ensinar um método infalível para que suas resoluções para o Ano Novo deem certo.

As metas de Ano Novo realmente funcionam?

Antes de eu falar sobre o tal método infalível, me responda uma coisa: metas de Ano Novo funcionam ou é só uma tradição que seguimos todos os anos?

Se você respondeu que é só uma tradição, parabéns! Sua resposta está certíssima. A grande verdade é que a maior parte das pessoas não consegue alcançar nada — sim, NADA — do que se propôs na virada do ano.

Isso não acontece porque metas não funcionam, mas porque fazemos elas da forma errada. Essa lista que estamos acostumados a fazer é só um monte de palavras no papel; e assim que chega o carnaval nós nos esquecemos dela.

Mas, esse não é o fim do mundo. Apesar disso tudo, as metas são muito importantes e elas ajudam a direcionar nossas ações ao longo do ano. Elas nos permitem visualizar — essa palavra é importante! — nossos objetivos.

O grande problema é que fazemos as metas da forma errada. Apenas escrever ideias em um papel não é a forma certa de mudar sua vida. É preciso ir além, transformando as resoluções de Ano Novo em objetivos a serem cumpridos mês após mês.

O que fazer para as metas de Ano Novo funcionarem?

Então, o que precisa ser feito para que as metas de Ano Novo funcionem? Bom, você precisa transformar cada um dos seus objetivos em várias tarefas a serem cumpridas. Não adianta escrever algo vago, é necessário ser objetivo, direto e o mais simples possível.

Eu sei, eu sei, isso aqui está parecendo aqueles livros de auto ajuda, né? A informação é óbvia, a explicação faz tudo ficar simples, mas no final das contas a gente não sabe como colocar em prática.

Que tal vermos alguns passos bem objetivos para fazer suas metas? A seguir separei três tarefas que você precisa fazer para que suas metas deem certo. Confira!

1. Suas metas precisam ficar visíveis o tempo todo

O grande problema das metas de Ano Novo é que fazemos uma lista e depois nos esquecemos do que estava escrito nela. Se você quer atingir seus objetivos essa é a primeira coisa que precisa mudar na sua vida.

Então, dê um passo em direção a metas que se realizam. Para começar, escolha algum lugar da sua casa para expor suas resoluções. A ideia é deixar todas as suas metas à mostra para que todos possam ver — principalmente você!

Vale colocar post its na parede da sala, em algum quadro que tenha no seu quarto, na porta do guarda-roupa etc. O importante é ser um local em que você veja as metas no mínimo duas vezes por dia.

Se puder encontrar um local espaçoso é ainda mais legal, porque assim dá para dividir as metas ao longo de doze meses de forma organizada.

2. Crie metas específicas

Outro grande erro que cometemos ao fazer nossas metas de Ano Novo é escrever coisas vagas. Sempre colocamos objetivos como: “quero emagrecer”, “quero mudar de emprego”, “quero ganhar mais dinheiro”, “quero um bom relacionamento” etc.

Isso são apenas vontades, mas nada disso serve para orientar o seu comportamento ou te ajudar a conquistar seus sonhos. Na hora de escrever metas precisamos ser específico. Temos que focar em coisas quantificáveis.

Ao falar que quer mudar de emprego, por exemplo, você precisa dizer que quer conseguir o cargo X na empresa Y. Entende como isso é mais específico? Ao falar uma coisa assim é possível saber exatamente o que precisa ser feito para conseguir mudar de emprego.

Você sabe que competências precisa desenvolver, sabe que comportamentos são esperados, que roupas deveria usar e qual é a capacitação exigida pela vaga. Isso é diferente de simplesmente dizer que você quer “mudar de emprego”.

Quando somos específicos nós criamos um objetivo e podemos nos orientar melhor.

3. Escreva apenas o que é possível

As metas de Ano Novo devem ser feitas para serem cumpridas no ano que está para chegar. Tudo que você escrever hoje é para ser cumprido até o dia 31 de dezembro de 2019, okay?

Por isso é tão importante escrever apenas coisas possíveis. Não adianta colocar metas irreais. Elas apenas causarão frustração e passarão a sensação de que você não consegue cumprir com seus planos.

Lembre-se: as metas não funcionam como magia. Não basta escrever no papel para que as coisas se realizem. Elas apenas orientam suas ações, mas o esforço ainda é totalmente seu, combinado?

Então, escreva apenas coisas que você realmente quer e que são possíveis de alcançar, mesmo que sejam muito trabalhosas.

Quer ver um exemplo de como você deve fazer?

Como falei, não vou deixar você sair deste texto sem ter uma ideia bem clara de como as metas precisam estar presentes na sua vida. Por isso vou mostrar como eu fiz para que minhas metas ficassem bem fixadas no meu dia a dia.

Entretanto, atenção: cada pessoa vai querer fazer as metas de Ano Novo de uma forma, tudo bem? O importante é que elas sejam objetivas, específicas e que fiquem em algum lugar que você pode olhar com facilidade e com frequência.

Eu, por exemplo, sou uma pessoa adepta da tecnologia. O meu dia típico é em frente a um computador. É nele que trabalho, que faço meus planejamentos, que peço comida — quando não tenho tempo de fazer — e que assisto minhas séries preferidas.

Dentre todos os sites, existe um que sempre está aberto em meu navegador: o meu e-mail. Envio e recebo e-mails o dia inteiro. Então, uma das páginas que mais vejo é a tela principal do Gmail.

Sendo assim, que lugar melhor para colocar minhas metas do que a tela que eu mais vejo ao longo do dia, não é mesmo? Olha como fiz:

Bem legal, não é mesmo?

É claro que isso funciona muito bem para mim, mas outras pessoas podem não gostar tanto da ideia. Nesse caso, você pode usar post its pela casa, prender uma cartolina no teto, colocar folhas com imã na geladeira, colocar um quadro em sua sala etc.

Veja o que é melhor para você, mas tenha a certeza de olhar para suas metas de Ano Novo ao menos duas vezes por dia, tudo bem?

Sobre as metas

Se você prestar atenção nas minhas metas vai reparar que elas são bem objetivas, diretas e mensuráveis, correto?

É assim que as suas devem ser também. Viu como é fácil saber se eu estou fazendo o que me comprometi? Se eu correr os 10km no dia, fiz o que tinha planejado. Caso eu não corra é porque eu não cumpri com as resoluções que havia feito.

O que você precisa para fazer metas iguais às minhas?

Depois de olhar minhas metas você deve ter reparado que elas são um pouquinho diferentes do tradicional, não é mesmo? Eu coloquei que quero correr 10km por dia todos os dias. Isso pode até parecer estranho.

O que acontece é o seguinte: eu peguei minhas grandes metas e fragmentado em pequenas tarefas a serem feitas ao longo do ano. Eu quero, por exemplo, começar a correr maratonas. Como não dá para sair correndo de uma hora para outra, coloquei a meta de fazer corridas curas diariamente.

Além disso, quero que meu blog ganhe mais alcance e tenha mais leitores. Como faço isso? A resposta é simples: produzindo ainda mais conteúdos. Então, em vez de falar que quero que meu blog cresça, eu dividi essa tarefa em: produzir um conteúdo por dia.

Simples, direto, objetivo e bem específico, concorda?

Tente fazer esse exercício com suas resoluções também. Veja o que é necessário para alcançar cada um dos seus objetivos, coloque no papel, deixe em um ambiente visível e lembre-se de cumprir com suas promessas.

Se você seguir estas dicas eu tenho certeza que suas metas de Ano Novo, a partir das 00:00 de amanhã, sempre irão funcionar. É claro que você precisa se esforçar para colocar tudo em prática, mas as resoluções feitas dessa forma já são uma “mão na roda”.

Se você gostou das dicas, que tal me dar uma forcinha? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mande o link para os amigos que amam as metas de Ano Novo.

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top