O fim de 2018 está chegando. O que você fez esse ano?

fim de 2018

O fim de 2018 está próximo. Em menos de quatro semanas o ano acaba e essa é a melhor hora para refletir sobre tudo que aconteceu. Os últimos doze meses não foram fáceis: o país ficou dividido pela política, começamos a reerguer a economia e eu assisti menos séries do que gostaria.

Apesar disso, nem tudo foi ruim. O ano 2018 teve seus altos e baixos. Durante esse ano você teve várias vitórias e fracassos, criou memórias boas e ruins e aprendeu dia após dia. Mas… depois de avaliar tudo que aconteceu, será que 2018 foi positivo ou negativo para você?

É isso que vamos descobrir. Está pronto para fazer o balanço de como foi seu ano? Então, vamos lá!

Quais foram as promessas de 2017?

Para pensar em como foi seu ano, primeiro é preciso definir um parâmetro. Apesar do nome bastante pomposo, isso é muito mais simples do que parece. Você precisa de uma bússola, alguma informação que te ajude a se orientar.

Eu sugiro que use as suas promessas de 2017. Você se lembra do dia 31 de dezembro de 2017 e das promessas que fez para 2018? Algumas dessas metas e objetivos você repete todos os anos, outras foram promessas novas e desafios diferentes.

Independentemente disso, sei que é um pouco difícil de fazer isso, mas puxe esse dia na sua memória. Você desejava um ano próspero, tinha projetos e expectativas, não é mesmo?

O que você realizou em 2018?

check list 2018

De todas essas promessas, metas e desafios, quais você conseguiu cumprir em 2018? Calma, a maior parte dessas promessas é só da boca para fora mesmo, poucas pessoas se engajam nelas de verdade.

Entretanto, sempre tem algo que realmente gostaríamos de fazer e que começamos o ano a todo vapor. No seu caso, qual foi essa “coisa” que chamou sua atenção? Foi perder peso? Comer melhor? Estudar mais? Mudar de emprego?

Além disso, ao longo do ano você fez várias coisas. Para ter uma noção do tanto de coisa que fez, proponho uma tarefa bem simples:

  • pegue uma folha de papel
  • faça doze quadrados grandes o suficiente para escrever dentro — se você não for um desenhista de mão cheia, uma régua pode ajudar;
  • cada quadrado representa um mês do ano, então coloque o nome do mês no topo de cada espaço;
  • agora escreva, de mês em mês, todas as suas realizações. Vale escrever tudo o que você considerar importante. É possível dizer, por exemplo: “me matriculei na faculdade”, “fui na minha colação de grau”, “comecei a brigar menos com meu parceiro” etc.

Alguma coisa deixou você frustrado?

Agora que você já sabe quais foram suas realizações, hora de fazer o balanço das coisas negativas. Por mais chato que isso possa ser, as experiências negativas também refletem em quem nós somos, o que fazemos e o que ainda temos que melhorar.

É graças a esse tipo de experiência que as pessoas se aprimoram, concertam os próprios erros e tornam-se uma versão melhor de si mesmas dia após dia. Entender seus fracassos e frustrações é o primeiro passo para alcançar seus objetivos.

Então, você já conhece o processo: pegue uma folha e um lápis, faça as doze divisões e vá colocando, de mês em mês, todas as frustrações, fracassos e erros que esse ano gerou para você.

E agora? O que fazer no fim de 2018?

Desde muitos séculos atrás o final do ano tem um único significado: reflexão. Ele é o período para fazer o balanço das experiências vividas. É esse o momento de ponderar o que poderia ser melhor, o que deve ser mantido e o que precisa sair da sua vida definitivamente.

Nessas primeiras semanas de dezembro você pode refletir um pouco, reler as duas listas que acabou de fazer e ver se sua vida está caminhando na direção dos seus objetivos pessoais e profissionais. Se não estiver, esse também é o momento de entender o motivo.

Mas… vamos fazer tudo sem pressa? O fim de 2018 está chegando e nas próximas semanas vamos soltar vários conteúdos para te ajudar nas resoluções de ano novo, metas e tudo mais que esse período exige.

Então, para continuar acompanhando nossas publicações curta nossa página no Facebook!

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top