Você já ouviu falar de pessoas tóxicas? Elas estão por todo lado: no trabalho, na faculdade, na roda de amigos, dentro de casa e, até mesmo, dividindo a cama com você. O convívio com essas pessoas é danoso, porque você se estressa, perde as esperanças e pode desistir dos seus objetivos.
Para evitar que isso aconteça, eu vou te ajudar a identificar uma pessoa tóxica. A seguir falarei sobre uma lista de comportamentos que esses indivíduos têm. Leia com atenção e veja se a sua volta existem, ou não, pessoas com essas características.
Índice
1. Pessoas tóxicas são invejosas
A inveja é certamente a característica mais marcante das pessoas tóxicas. Ela normalmente se manifesta de maneira disfarçada, parecendo uma simples ofensa ou xingamento. Caso a pessoa tóxica veja alguém comprando um carro, por exemplo, ela pode:
- falar mal da cor escolhida;
- encontrar defeitos no modelo do carro;
- reclamar das rodas, do barulho do limpador de para-brisa ou qualquer outra coisa que não mereça tanta atenção;
- comentar sobre a vida financeira da pessoa que comprou o carro, ressaltando que ela não deveria ter feito essa compra;
- etc.
Viu como funciona? No primeiro momento, parece apenas uma crítica de uma pessoa mais grosseira, mas na realidade essas frases mostram a inveja aflorando. Só que, como assumir a própria inveja feriria o ego da pessoa tóxica, ela usa desses subterfúgios para se expressar.
2. Não respeitam suas escolhas
É comum termos contato com uma pessoa controladora, correto? Elas gostam de saber das nossas decisões e tentam influenciar cada escolha nossa. Só que no caso das pessoas tóxicas, essa manipulação chega a outro nível.
Em vez de apenas palpitar nas suas escolhas, o que elas fazem é criticar tudo o que você faz, chegando ao ponto de te obrigar a desistir dos planos. Depois, as pessoas tóxicas aproveitam seu momento de fraqueza e fazem escolher aquilo que elas queriam que você escolhesse.
3. São agressivas com muita frequência
Outra característica muito comum em pessoas tóxicas é que elas são agressivas. Mesmo durante uma conversa normal, elas mudam a voz, falam mais alto e fazem palavras comuns se transformarem em ofensas ao mudar o tom com que são pronunciadas.
Nesse caso, ao conversar com essas pessoas temos a sensação que estamos brigando o tempo todo. Após uma conversa, sentimo-nos exaustos e sem entender exatamente o que aconteceu. É com se tivéssemos sido ofendidos, mas sem ter escutado nenhum xingamentos.
4. Falam apenas de si mesmas
Pessoas tóxicas são egocêntricas! Isso é bem fácil de perceber; sempre que conversamos com alguém assim, a pessoa tenta mudar o assunto para falar de si mesma. Se você comenta sobre o carro que comprou, seu interlocutor pode mudar o assunto para falar o quão bom é o próprio carro.
Além disso, pessoas tóxicas usam muito a palavra “eu”. Antes de fazer qualquer afirmativa, ou de emitir qualquer opinião, elas fazem questão de frisar sua própria importância. Lembre-se: estamos falando de alguém que é egocêntrico.
5. Elas tocam na ferida a todo momento
Pessoas tóxicas tendem a ser agressivas com muita frequência, como já falamos. Isso significa que elas podem aproveitar qualquer brecha para fazer com que as outras pessoas se sintam mal.
Caso você tenha algo que não goste no seu corpo, no seu comportamento ou na sua história de vida, a pessoa tóxica ficará tocando nesse assunto o tempo todo. Ela fará isso não só para ofender, mas para se mostrar superior a você durante a conversa.
Com essas características em mente, você consegue identificar pessoas tóxicas presentes no seu dia a dia? Então cuidado! Sua saúde mental pode estar em jogo. O melhor a fazer é evitar o contato direto com essas pessoas e, se possível, encontrar novas companhias.
Mas calma, se você gosta de uma pessoa tóxica, nem tudo está perdido. Recentemente escrevi um texto sobre como cultivar relacionamentos saudáveis. Que tal dar uma lida nele e pegar algumas dicas para usar com essa pessoa?