Sucesso aos 20 e poucos anos: que porra é essa?

20 e poucos anos

Com 20 e poucos anos, conta bancária vazia, apartamento pequeno, nenhuma viagem marcada e uma luta constante para tentar fazer tudo o que havia planejado. Para completar, com um emprego monótono (ou nenhum emprego), relacionamentos rasos e muita, mas muita ansiedade.

Como se isso já não fosse o bastante, ainda há uma busca por aprender sobre o mundo, entender de política e manter os relacionamentos interpessoais. Também é preciso ser presente nas redes sociais, postar fotos e sempre parecer feliz e realizado.

E aí, você também faz parte do grupo que não alcançou o sucesso aos 20 e poucos anos? Bem-vindo ao clube!

O sucesso parece algo alcançável

Não sei você, pessoa de 20 e poucos anos, talvez 30, que está aí do outro lado. Mas… eu tenho visto cada vez mais pessoas desesperadas (às vezes faço parte do grupo) por não conseguirem ser milionários ainda na segunda década de suas vidas.

Parece algo tão simples. Assim que entramos no YouTube ou no Instagram vemos uma quantidade absurda de pessoas que conseguiu. Claro, essa quantidade absurda de pessoas é menos de 0,0001% da população, mas isso não importa!

Acompanhamos pessoas de 24 e 25 anos que viajam pelo mundo, tem vários carros na garagem, uma audiência gigantesca e muito poder. Se eles chegaram até lá, por que não podemos?

O sucesso está tão perto. O observamos da tela de nossos celulares, mas nunca chegamos, de fato, a tocá-lo, não é mesmo?

Pensar em longo prazo está fora de moda

A grande verdade é que o pensamento a longo prazo está fora de moda. Ninguém quer uma vida luxuosa e farta aos 50 anos. Todos queremos aproveitar o agora, o dia de hoje, o que podemos fazer com o que temos neste exato segundo.

Só que o sucesso não é alcançado assim. Para atingir o topo é preciso de sorte e muito, mas muito, mas muito esforço.

Ninguém consegue, de forma lícita, alcançar seus objetivos sem se dedicar. Como dizia Robert Frost:

Ao trabalhar fielmente oito horas por dia, você pode eventualmente chegar a ser chefe e trabalhar doze horas por dia.

Nada acontece sem esforço, sem dedicação e sem derramamento de muito suor. Cada vez que escolhemos alguma coisa abdicamos a outras. Ao escrever este texto, por exemplo, eu deixei de jogar, de ver séries e de ganhar dinheiro fazendo algum trabalho diferente.

Se preciso abrir mão de tudo isso para escrever um texto desses, o que eu ganho? Bom,  hoje eu não ganho nada. Talvez não ganhe nada em dois ou três anos — sim, é assim que a vida funciona —, mas faço isso hoje para que no futuro atinja meus objetivos.

E você? Realmente tem se esforçado ou apenas anda reclamado da sua falta de sorte, posição social, falta de habilidade e conhecimento etc?

20 e poucos anos virou uma deadline

É possível ter sucesso aos 20 e poucos anos? Sim, é possível. Entretanto, para conseguir isso você precisaria ter começado a se dedicar aos 15 ou 16 anos. Quantas pessoas são capazes de fazer esse sacrifício?

Durante nossa adolescência ficávamos sonhando sobre nossos futuros, imaginando que teríamos algo brilhante pela frente. Se você acreditava nessas coisas, provavelmente não se esforçou, deixou a vida passar e, pasmem, nada caiu de mãos beijadas em seu colo, não é?

25 anos virou uma deadline, a marca final para qualquer pessoa que queira ser alguém na vida. Você se cobra isso constantemente, insiste que precisa crescer, ser reconhecido, ter fama, sucesso e glória.

Mas… sendo bem sincero? Isso não vai acontecer. Pelo menos não hoje, nem em seis ou doze meses. Talvez em alguns anos. Quem sabe?

Nem tudo precisa ser tão ruim

Na verdade nem é tão ruim assim. Tudo tem um ponto positivo e um negativo. Mesmo o sucesso tem seus altos e baixos. Olha só: quem hoje tem fama e dinheiro é porque trabalhou — e ainda trabalha — de 12 e 16 horas por dia.

Essas pessoas abdicam de várias coisas, cuidam da sua imagem pública, planejam o tempo todo, analisam o mercado, criam ideias, implementam novas estratégias e ficam acompanhando cada objetivo alcançado.

Eles tem foco total no próprio trabalho, se dedicam a ele de corpo e alma e não se importam de passar meses em um projeto que os afasta de amigos, família ou diversão. Será que é realmente isso que você quer?

Para fazer algo assim é preciso estar motivado. Temos que encontrar um “motivo”, um combustível que nos incentive a dedicar tanto tempo e esforço. Se isso aparecer na sua vida e você se agarrar à oportunidade, talvez o sucesso apareça.

E outra coisa: que se foda a história do sucesso aos 20 e poucos anos. Ainda temos uma vida toda pela frente. Você tem tempo para fazer merda, para se dedicar e para aproveitar o fruto do seu trabalho. Que tal parar de se culpar e começar a aproveitar a vida? Apenas fique atento e aproveite a chance quando ela aparecer.

No mais, que tal me dar uma forcinha para eu continuar escrevendo? Compartilhe esse texto com seus amigos, ajude a reduzir o estresse dos 20 e poucos anos e, de quebra, me deixe feliz!

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top