Rage em jogos online: dá para controlar?

rage em jogos online

A cada dia, a comunidade gamer cresce ao redor do mundo. Isso aconteceu graças aos avanços tecnológicos. As novas engines permitiram a democratização dos games. Só que junto com toda essa facilidade, também houve o aumento do rage em jogos online.

Esse comportamento tóxico vem crescendo exponencialmente. Hoje, basta entrar em qualquer jogo e você notará que a hostilidade faz parte do comportamento “típico” daquele ambiente. Mas… por que será que isso acontece? Existe solução para o problema do rage? É sobre isso que falaremos hoje!

O que é o rage em jogos online?

Rage é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “raiva”. Dessa forma, rage em jogos online é o nome dado para o comportamento agressivo, normalmente acompanhado pelo excesso de insultos, que os jogadores têm diante de uma frustração.

A melhor forma de descrever o rage é comparando-o com uma bomba. O jogar, graças ao estresse acumulado, coloca todas as suas frustrações para fora. O mais comum é que essa pessoa escolha algo para atacar, como outros jogadores, o funcionamento de aparelhos ou a produtora do jogo.

Para você ter uma ideia mais clara sobre o que é o rage, veja ao vídeo abaixo. Na cena vemos o Hastad, um conhecido streamer de League of Legends, cometendo um erro e descontando suas frustrações em cima de outro jogador, buscando culpabilizá-lo pelo acontecimento.

ATENÇÃO: a linguagem do vídeo é ofensiva e o streamer está gritando, por isso recomendo que reduza o volume antes de clicar no “play”.

Por que o rage existe?

Como eu disse, o rage é um comportamento de “descarga”. É por meio dessa explosão tóxica que os jogadores descarregam suas frustrações. Por isso é muito comum que o rage aconteça durante um erro da própria pessoa que está estressada.

Para não lidar com a situação e nem assumir que fez algo errado (afinal, isso é bem difícil de fazer), o jogador escolhe um alvo e o usa de bode expiatório. Só que isso não acontece de maneira consciente!

Quem pratica o rage acredita, de verdade, que não teve responsabilidade pelo que estava acontecendo. Por isso que, em sua percepção, a única coisa que pode ser feita para melhorar a situação é “conscientizar” a outra pessoa do erro que ela (não) cometeu.

Logo, posso dizer, tranquilamente, que o rage existe porque não conseguimos observar nosso próprio comportamento. Ele é fruto de uma tentativa constante de nos enganar e não assumir os erros que cometemos.

Isso acontece a todo momento em nossas vidas, mas nos jogos online temos o ambiente perfeito para as verdadeiras explosões. Durante as partidas, somos anônimos, estamos em uma situação de disputa e qualquer erro pode definir a vitória ou a derrota da sua equipe.

Qual é o impacto do rage para os jogadores?

O comportamento tóxico, por si só, já é um problema. Isso não acaba aqui. Além da sensação desagradável que temos ao jogar com pessoas que optam pelo rage, existem vários impactos secundários dessa prática. Dentre eles, os piores são:

  • o jogador que da rage tende a não melhorar, já que não olha para seu próprio comportamento e sempre culpa outras pessoas;
  • a comunidade gamer fica menos unida e seus integrantes tratam uns aos outros como inimigos;
  • os games deixam de ser um passatempo e se tornam uma espécie de gerador de estresse;
  • as pessoas desistem de tentar ganhar, já que não querem continuar jogando com rages em seu time;
  • quem pratica o rage não percebe que está sendo tóxico, não aceita dicas e não procura por ajuda.

Existe alguma forma de controlar o rage em jogos online?

A grande verdade é que o rage já chegou a proporções épicas. Várias produtoras e distribuidoras estão buscando formas de premiar o bom comportamento e penalizar os jogadores mais tóxicos.

Apesar disso, não podemos dizer que essa explosão de raiva vai acabar, de fato. Também não podemos fazer nada para reduzir o rage das outras pessoas. Então… o que é que podemos fazer para diminuir o comportamento tóxico nos jogos?

Essa pergunta é muito fácil de ser respondida: precisamos mudar nosso próprio comportamento.

Você é, sim, uma pessoa tóxica em alguns momentos. Aceitar isso é o primeiro passo para mudar a forma como as pessoas têm se comportado nos jogos. Mesmo que você evite agredir outros jogadores, não dá para negar que a raiva, em alguns jogos, lhe atrapalha, não é mesmo?

Para acabar com isso, a solução é prestar atenção ao próprio comportamento. Sempre que acontecer um erro na partida, mesmo que não tenha sido culpa sua, pense: o que eu poderia ter feito para que isso fosse diferente?

Aceite a sua cota de responsabilidade pelos resultados do grupo e lembre-se: sua equipe não é culpada pela sua derrota. Certamente é possível que os jogadores com menos habilidade estejam atrapalhando sua vitória, mas se você está jogando com eles é porque ainda não melhorou o suficiente para jogar com pessoas melhores.

Fazendo essas duas coisas, você vai ajudar a acabar com o rage em jogos online. No final, todos vão ganhar: você terá partidas mais divertidas, a comunidade gamer vai aumentar e os jogos vão, aos poucos, voltar a ser um lugar para deixar o estresse de lado.

Como a ideia é acabar com o rage de uma vez por todas, que tal me ajudar? Compartilhe esse texto nas suas redes sociais e contribua para uma comunidade gamer melhor!

SOBRE O AUTOR: Sou um psicólogo (CRP 04/51810) dedicado a ajudar pessoas a desbloquearem seu potencial máximo e alcançarem o sucesso em suas vidas. Minha missão é clara: eliminar as barreiras que impedem você de prosperar. Entendo que a jornada do desenvolvimento pessoal pode ser complexa, e é por isso que minha abordagem é sempre empática e flexível. Acredito que cada pessoa é única, com sua própria história, desafios e objetivos. Você não será rotulado aqui; em vez disso, exploraremos juntos o que está por trás de suas ações, pensamentos e aspirações. Com mais de 7 anos de experiência, estou comprometido em fornecer resultados tangíveis. Trabalho com abordagens baseadas em evidências, sempre considerando o contexto individual. Quer dar um passo em direção a uma vida mais plena e completa? Clique aqui e agende sua primeira consulta comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top