O medo de falar em público é uma das coisas mais comuns que existem no mundo. Se olharmos as pesquisas que são feitas por jornais e revistas famosos, vemos que esse medo, para a maioria da população, é maior, inclusive, que o da morte.
Mas porque será que isso acontece? Falar em público, pensando de maneira objetiva, não representa nenhum risco para nossa saúde. Além disso, essa é uma atividade necessária e várias vezes somos levados a fazê-la.
Se você também tem essa dúvida, continue a leitura. Neste texto vou explicar como esse medo funciona.
Índice
O que é o medo de falar em público?
Medo é um estado afetivo que nos alerta de perigos iminentes. É comum, por exemplo, termos medo ao olhar para uma cobra. Assim que tomamos consciência (vemos) o animal e percebemos o risco que ele oferece, nosso corpo reage para nos tirar daquela situação.
Por isso recebemos diversos sinais para sabermos que um perigo foi avistado. Os mais comuns são:
- pressão acima dos olhos;
- suor frio na região da cabeça;
- suor excessivo na palma das mãos;
- vontade de urinar;
- dor na nuca;
- visão turva e acinzentada;
- tremores;
- pensamentos catastróficos;
- indecisão;
- intenso impulso para fugir do perigo;
- vontade de chorar.
Ao olhar todos esses sintomas, é fácil imaginar que o nosso corpo responde ao perigo como uma forma de nos salvar na morte, não é mesmo? Não é difícil entender todas essas reações no caso de vermos uma cobra, sermos abordados por um assaltante ou ficarmos presos em um lugar que está pegando fogo.
Só que o nosso corpo reage exatamente da mesma forma quando temos medo de falar em público. Por isso que as pessoas que tem esse problema acabam tremendo, suando, esquecendo o que tinham para falar e, em alguns casos, chorando apenas por ficar na frente de outras pessoas.
Dessa forma, podemos dizer que quem tem medo de falar em público acredita, mesmo que inconscientemente, que ficar em frente a um grupo de pessoas representa um risco para sua vida.
Quando esse medo surge?
O medo de falar em público, assim como a maior parte dos comportamentos que temos, é aprendido. Para que ele exista, primeiro você precisa passar por um treinamento que lhe ensine que ficar na frente de pessoas é perigoso.
Isso pode acontecer durante a infância, por exemplo. Imagine que você foi apresentar um trabalho e durante a apresentação acabou esquecendo o que ia. Graças a isso, todos os colegas riram. Para completar, seus pais souberam do acontecido e questionaram você, insistindo que sua preparação não foi suficiente.
Toda essa situação faz com que você aprenda o seguinte: quando eu falo em público, as pessoas riem de mim e meus pais brigam comigo. Durante a infância, dificilmente vamos pensar que as risadas foram porque nos preparamos pouco ou porque esquecemos o que deveria ser dito.
Como resultado, o receio de ir a público aumenta. Acreditamos que todas as vezes que estivermos na mesma situação, receberemos críticas e ficaremos pior. Sempre que outras oportunidades de falar em público aparecem, esses pensamentos voltam na sua mente e atrapalham seu desempenho.
Assim vemos um ciclo que se retroalimenta. Logo, posso afirmar que o medo de falar em público tende a crescer dia após dia.
O que a ansiedade tem a ver com o medo de falar em público?
Mais uma vez precisamos falar daquela famosa ansiedade. Se você acompanha o blog, sabe que esse estado psíquico vem sendo falado em praticamente todos os textos. E não adianta, quase todos os comportamentos maléficos têm, sim, um toque de ansiedade no meio.
A ansiedade é o medo que temos sobre as possibilidades que podem vir a acontecer no futuro. Dessa forma, todas as expectativas, receios e dúvidas sobre a qualidade de nossos trabalhos, as reações das pessoas e as avaliações que receberemos são frutos dessa tal de ansiedade.
No caso do medo de falar em público, ficamos receosos quanto ao nosso comportamento, se lembraremos ou não do que precisamos falar, se seremos cativantes, se conseguiremos passar o conteúdo etc.
É comum ficar ansioso antes de uma apresentação importante. Todas as pessoas ficam nervosas e temem o próprio fracasso. Mas, quem tem medo de falar em público pode ficar aterrorizado na noite anterior à apresentação.
Essa pessoa fica antecipando os acontecimentos do próximo dia, imagina os piores cenários e fica vivenciando-os sem parar. Depois de ver tantas vezes as mesmas cenas, reproduzi-las parece ser a única solução. Com isso, a apresentação acaba sendo insatisfatório e o medo de falar em público aumenta mais uma vez.
Existe solução para essa timidez?
Só que como eu costumo dizer, quase tudo tem solução. Nenhum medo é eterno ou intratável. Com as ferramentas certas, qualquer pessoa pode ter uma vida leve, tranquila e livre de sofrimentos constantes e desnecessários.
Anteriormente eu expliquei que o medo de falar em público é criado por meio de um treino. Isso significa que você pode, também, treinar para não ter medo. Para isso, é necessário se esforçar bastante, dedicar algumas horas do seu dia e, principalmente, procurar um bom psicólogo.
Caso queira entender melhor como funciona o tratamento para o medo de falar em público, marque uma consulta comigo!