Ícone do site AmbientePsi

Voltar com o ex é realmente a sua melhor escolha?

Voltar com o ex

Voltar com o ex é uma boa ideia? Por mais que os memes e piadinhas digam o contrário, essa pergunta é uma das mais comuns que existem. Eu, sendo psicólogo, já escutei esse questionamento algumas vezes no consultório.

Mas… porque será que isso acontece? Se terminamos um relacionamento, não significa que ele era ruim? Já que conhecemos nosso ex e entendemos seus defeitos, não faz sentido ficar com dúvida sobre esse término. Ou será que faz?

Sei que isso pode parecer um pouco confuso, mas vou explicar direitinho. Se ficou interessado no assunto, continue a leitura!

Você começa a desmerecer suas escolhas

Após terminarmos algum relacionamento é comum que comecemos a nos sentir inseguros. Isso vale para qualquer escolha que fazemos: mudar de emprego, comprar uma casa, vender o carro etc.

Isso é completamente normal. Essas decisões impactam significativamente em nossas vidas. Diante de uma mudança tão bruscas é comum que fiquemos reavaliando as alternativas e questionando se outros caminhos não eram melhores.

No caso do fim do relacionamento, por exemplo, você pode se contestar e pensar nos pontos positivos do seu antigo parceiro. Depois de algum tempo, talvez até comece a considerar se voltar com o ex é uma opção.

Mas me diga uma coisa: por que você começou a pensar nos pontos positivos do seu parceiro só depois que o relacionamento terminou?

Os relacionamentos terminam por algum motivo

Por mais que depois do término pareça que seu parceiro era uma boa opção, não se engane. O relacionamento terminou por algum motivo. Existia algo nessa relação que não fazia bem para vocês.

Para chegar no término, o namoro e o relacionamento precisam se desgastar. É preciso alcançar o ponto em que alguma das pessoas envolvidas decida que não vale mais a pena se esforçar para conviver junto com o parceiro.

Isso só acontece depois de muita briga, discussões e falta de apoio. Quando o casal não se ajuda mutuamente, o fim é um destino inevitável. Caso as pessoas não queiram terminar, só restam suas opções: se esforçarem para mudar ou serem infelizes.

Como você não quer ser infeliz e mudar um relacionamento dá muito trabalho, o término parece o caminho mais lógico, não é mesmo? Então, se essa foi a sua escolha ela deve ser respeitada.

Lembre-se: houveram motivos para o fim do seu relacionamento. É, sim, possível voltar com o ex, mas será que vale a pena?

A outra pessoa não mudou

Por mais que você pense com carinho no seu ex, lembre de seus pontos positivos e dos momentos bons que passaram juntos, tome cuidado. Isso é apenas a sua mente lhe pregando peças.

Não estou dizendo que esses momentos não existiram ou que seu parceiro não foi uma boa companhia. O que quero dizer é que isso não foi tudo que aconteceu em seu relacionamento. Também existiram coisas ruins, não é mesmo?

Só que nesse momento de término nós acabamos reconsiderando tudo o que passamos. Nessa hora você pode até pensar que aquela pessoa pode mudar, pode melhorar. Afinal de contas, ele é tão bom em alguns momentos.

Mas isso não vai acontecer. É claro que as pessoas podem mudar e podem evoluir, mas só se elas se dispuserem a fazer isso. Então, use todo o conhecimento que você tem sobre seu ex parceiro e me diga: você acha que ele estaria disposto a mudar?

Voltar com o ex é uma decisão sua

Independentemente do que falei até aqui, voltar com o ex é uma decisão sua. Existem vários casos de pessoas que voltaram a um relacionamento e conseguiram ser felizes durante vários anos.

Para tomar sua decisão de forma consciente, sem deixar que falsas percepções atrapalhem, você pode usar um exercício bem simples. Ele é chamado de lista de prós e contras.

Inicialmente, pegue uma folha de papel e divida-a em duas colunas. Em uma delas, escreva no cabeçalho “prós” e na outra “contras”. Preencha ambas as colunas, lembrando de tudo de bom e ruim que o relacionamento teve.

Ao final, veja qual das duas ficou maior, considere se os pontos positivos realmente são bons o suficiente para aguentar os pontos negativos. Depois de fazer isso, decida-se se quer ou não voltar com o ex.

Se isso não for o suficiente e você ainda precisar de alguma orientação ou quiser auxílio profissional de um psicólogo para lidar com essa fase da sua vida, entre em contato comigo!

Sair da versão mobile