Mesmo eu já tendo explicado, aqui no blog, o que é Psicologia, muitas pessoas ainda ficam na dúvida em relação a isso. Dentre todos os questionamentos, a incerteza sobre quando procurar um psicólogo é o mais comum.
Como isso ficou muito frequente, eu acabei lembrando de uma coisa importante: o melhor jeito de explicar algo é mostrando sua aplicação na prática. Afinal de contas, é fácil entender o que um engenheiro faz quando olhamos para uma obra em construção, por exemplo.
Então, a seguir vou dar alguns exemplos de situações nas quais você deveria procurar a ajuda um psicólogo. Vamos lá?
Índice
A psicoterapia é para quem busca autoconhecimento
Sabe quando você se surpreende por gostar de uma coisa nova, ou se orgulha por ter conseguido fazer uma atividade que achava que não era capaz? Esse tipo de situação acontece porque é difícil se conhecer de verdade.
Durante o nosso dia, pouco olhamos para nós mesmos. Tudo o que podemos fazer é ver outras pessoas, entender seu comportamento e, talvez, comparar com o nosso. Para além disso, a auto-observação é bem difícil de ser feita.
Um grande exemplo disso é a postura; você consegue prestar atenção à posição do seu corpo durante o dia inteiro? Provavelmente não.
O mesmo vale para seus pensamentos, sentimentos, objetivos, maneira de se relacionar e, até mesmo, sua história de vida. Logo, eu posso dizer, tranquilamente, que você conhece pouco de si mesmo.
A psicoterapia pode ser útil para mudar essa situação. Ao procurar um psicólogo, você pode reavaliar sua vida, refletir sobre questões importantes e se tornar mais crítico em relação ao próprio comportamento.
Ela também ajuda a lidar com sentimentos negativos
No Brasil, sentimentos negativos são comumente ignorados, colocados de lado e considerados um desperdício de tempo. Se você estiver triste, rapidamente alguém fala coisas como: “deixa essa tristeza de lado”; “se anime”; “vamos sair, você vai melhorar”.
Ficar feliz é realmente algo muito gostoso, mas tem seu preço. Quando não lidamos com os sentimentos ruins, perdemos a habilidade de suportá-los. Dessa forma, qualquer incômodo vira um grande problema.
Para completar, não aprendemos, também, a lidar com essas sensações. Então, a raiva, o medo, a tristeza e todos os outros sentimentos “negativos” se tornam bombas. Depois, basta uma fagulha para que você exploda e acabe com seu emprego, suas amizades e sua relação com a família.
Sentir, entender porque surgiram e saber lidar com os sentimentos negativos é necessário. Nisso, procurar um psicólogo pode ser útil. Por meio de uma análise profunda, bem como o uso de técnicas específicas, o profissional da Psicologia pode lhe fornecer as ferramentas para que você aceite e supere esses sentimentos.
Você pode buscar ajuda quando estiver enfrentando situações difíceis
Sempre que enfrentamos alguma situação em nossas vidas, usamos tudo o que temos em nosso alcance para resolvê-la. Entretanto, às vezes nossas habilidades comportamentais não são suficientes e acabamos falhando.
Quando isso acontece, dizemos que estamos enfrentando uma “situação difícil”. Essa situação nada mais é do que um acontecimento que não pôde ser superado ao utilizar os conhecimentos e comportamentos que possuímos.
Algumas vezes, as situações difíceis serão superadas apenas com o aprendizado de uma nova habilidade. No caso da busca de um emprego, por exemplo. Você só é contratado depois de aprender a se sair bem nas entrevistas de emprego, correto?
O problema é nem sempre conseguimos entender o que está dando errado (lembra da auto-observação?) e aí precisamos de uma ajuda externa. A pessoa que vai nos ajudar precisa ser observadora e crítica, capaz de identificar padrões e entender o que precisa ser feito.
Mais uma vez, essa tarefa cabe ao psicólogo, já que ele é o profissional que estuda o comportamento humano e suas variáveis.
Se seu passado lhe incomoda, procure a ajuda de um psicólogo
Ao longo de nossas vidas entramos em contato com várias experiências diferentes. Algumas delas são boas, outras são ruins. Além disso, existem acontecimentos que nos marcam para sempre e outros nem deixam lembranças, não é mesmo?
Graças a isso, temos sentimentos e pensamentos que são associados, ou seja, que estão ligados a acontecimentos passados. Assim, ficamos relembrando esses momentos, querendo voltar a vivê-los ou pensando no que poderia ter sido feito para serem diferentes.
Infelizmente, o passado é imutável e não podemos fazer com relação a isso. Por outro lado, a forma como pensamos e como nos lembramos dos acontecimentos pode ser mudada. Nesse caso, é uma questão de reflexão.
Para sair desses pensamentos constantes, sempre chegando às mesmas conclusões dia após dia, procure um psicólogo. Ele olhará para seu passado com novos olhos, entenderá o que vem lhe perturbando e lhe auxiliará na ressignificação desses sentimentos e memórias.
Lembre-se que o psicólogo também é capaz de ajudar no seu relacionamento
Todos os problemas que acontecem em um relacionamento estão ligados a questões comportamentais. Dentre elas, a maior dificuldade é a usar a linguagem da maneira correta.
Quase todas as brigas de um relacionamento acontecem porque uma pessoa não entendeu o que a outra quis dizer. Mesmo ambos falando a mesma coisa, a diferença de entendimento das palavras usadas faz com que as desavenças se iniciem.
Depois de muitos episódios assim, o relacionamento se desgasta e as pessoas já não suportam mais ouvir a voz de seu parceiro. Nesses casos, o divórcio parece a única saída para uma situação tão ruim.
Entretanto, mesmo depois de divorciar, é provável que essas pessoas encontre os mesmos problemas no futuro. Isso porque elas não aprenderam a lidar com as diferenças ou entender o que seus parceiros realmente querem dizer.
Nessas situações, o psicólogo pode trabalhar como um tradutor. Ele ajudará ambos os lados a se expressarem de maneira mais clara, de modo que as pessoas envolvidas possam, enfim, se entender de verdade.
Além dessas situações, existem várias outras ocasiões nas quais você pode buscar procurar um psicólogo. Basta se lembrar de que a Psicologia serve para facilitar sua vida, aprimorar seus comportamentos e promover a saúde mental.
Com isso em mente, que tal marcar uma consulta para ver como anda sua vida?