Ícone do site AmbientePsi

Benefícios da ansiedade: eles existem e você deve aproveitá-los!

benefícios da ansiedade

Antes de começarmos nosso assunto de hoje, tenho um desafio para fazer. Digite no Google: benefícios da ansiedade; olhe toda a primeira página. Aposto que você não encontrou nenhum site falando sobre o assunto, correto?

Digo mais: na sua busca apareceram blogs que explicam os malefícios da ansiedade, dicas de como ficar mais relaxado etc. Provavelmente os conteúdos mais badalados são aqueles que falam sobre chás e meditação, acertei?

Pois é, agora temos um problema: todo mundo reconhece a ansiedade, mas, com exceção da área acadêmica, poucos falam sobre sua real importância. Que tal mudarmos isso? Continue a leitura, vou explicar melhor!

A ansiedade é algo natural

Antes de irmos falar sobre os benefícios da ansiedade, deixa eu entrar em uma antiga discussão. Você sabia que tudo que sentimos ou pensamos são coisas naturais? O funcionamento do nosso corpo já conta com os hormônios e neurotransmissores necessários para aflorar várias sensações.

Por isso o medo, a ansiedade, a angústia, raiva e tantas outras emoções, que são vistas como “negativas”, são estados naturais. Tudo isso é resultado de um longo processo evolutivo e cada uma dessas sensações têm um papel fundamental na sobrevivência humana.

O grande problema de qualquer coisa é o exagero. Comer uma coxinha, por exemplo, não faz mal, mas comer uma coxinha por dia é algo perigoso. Da mesma forma, um pouco de ansiedade é necessário, mas em excesso pode levar ao desenvolvimento de vários transtornos.

Estar bem e estar calmo são coisas diferentes

Então é preciso ter atenção a uma coisa: estar calmo não é, necessariamente, estar bem. Quando estamos em repouso, dormindo ou descansando, nos sentimos aliviados, correto? Mas isso só é possível graças ao estresse que nos levou a essa situação.

Caso você esteja completamente descansado e ainda assim permaneça em sua cama, a sensação não será assim tão agradável. É aí que entra a tal da ansiedade: como precisamos fazer várias coisas em nossas vidas, esse estado psíquico nos leva a pensar no futuro e fazer algo em prol dele.

Por isso uma vida verdadeiramente boa, nas palavras de meu amigo Fábio, é agridoce. Precisamos mesclar todos os estados possíveis, vivenciar a tristeza e a alegria, a ansiedade e o relaxamento. Afinal de contas, só assim podemos aproveitar o melhor de cada coisa.

Lembre-se: na cozinha, uma pitada de sal ajuda a realçar o sabor do doce.

Os benefícios da ansiedade são vários

Agora que você já sabe que a tal da ansiedade é necessária, é natural e que o único problema é quando ela vem em excesso, que tal aprender um pouco mais? A seguir vou mostrar os dois principais benefícios desse estado psíquico. Veja como isso é importante para você!

A ansiedade faz você levantar da cama

Sabe aqueles dias que acordamos cansados e ficamos enrolando na cama, pensando em dormir mais um pouco? Depois de alguns minutos nesse estado, tomamos um susto, pensamos nas coisas que precisam ser feitas e levantamos correndo para adiantar nosso dia, não é?

Isso é culpa da ansiedade. Ao pensar sobre o futuro, ficamos ansiosos com o que ainda está por vir e nos atentamos para a importância de nossas ações no dia de hoje. Então graças a esse “medo do futuro” (essa é uma das melhores definições de ansiedade) é que abrimos os olhos de manhã.

Você só trabalha por causa dela

Além disso, não adianta apenas levantar, vestir a roupa e ir trabalhar. Se você quer que sua vida melhore, é preciso se esforçar diariamente e sempre provar que seu trabalho é fundamental para sua empresa ou para seus clientes. E isso vale para tudo: trabalhos de faculdade, confecção de produtos, prestação de serviços etc.

Sabendo que precisamos sempre melhorar, é comum ficarmos ansiosos antes de alguma avaliação, o que nos leva a investir mais tempo na preparação de nosso trabalho. Esse processo, que muitas vezes é chamado de perfeccionismo, acontece, majoritariamente, graças a ansiedade.

O medo de não atingir as expectativas, mesmo que não seja algo muito amedrontado para você, acaba impulsionando a qualidade dos nossos trabalhos.

Até aqui citei dois dos maiores benefícios da ansiedade, correto? Com eles você pode perceber que a ansiedade não só é natural e benéfica, como também que ela é a responsável por muita coisa na sua vida.

Mas se a ansiedade estiver excessiva no seu dia a dia, não tem problema também. Já fiz um texto dando algumas dicas para controlá-la; vale a pena dar uma lida!

 

Sair da versão mobile