Ícone do site AmbientePsi

Pare de procrastinar e comece a aproveitar o seu dia!

Procrastinar

De acordo com o dicionário do Google, procrastinar é o mesmo que deixar para depois, adiar, transferir para outro dia o que deveria ser feito hoje. Apesar de essa ser uma excelente definição, a procrastinação vai muito além disso, não é mesmo?

Além de deixar as coisas para depois, acabamos nos dedicando a tarefas menos produtivas e gastamos nosso tempo com algo que não gostaríamos, de fato, de fazer. Para completar, no final do dia bate aquela sensação de culpa por não ter feito nada de “útil”.

Se você quer parar de procrastinar de uma vez por todas, continue a leitura! Vou dar algumas dicas que vão lhe ajudar.

Faça algo que você se divirta

O grande problema da procrastinação não é nem o fato de deixarmos as coisas para depois. O que realmente atrapalha nesse comportamento é que procrastinamos com coisas que não temos tanta vontade de fazer.

Vamos supor que você queira assistir uma série, mas tem um trabalho importante para entregar em três dias. Assistir a um episódio parece uma coisa muito errada a se fazer, correto? Então o que você faz? Provavelmente abre o Facebook ou o Instagram e fica navegando o dia inteiro.

No final das contas, você nem fez o que deveria, nem o que queria. Nesse caso, se você vai usar seu dia para lazer, mesmo isso não sendo o ideal, não é melhor fazer algo gosta? Assim dá para descansar e a sensação de “não ter feito nada” fica um pouco menos intensa.

Apele para a procrastinação produtiva

Outra estratégia que podemos usar para aproveitar da procrastinação é uma coisinha chamada de “procrastinação produtiva”. Eu e você sabemos que é impossível não procrastinar, correto? Mas, e se fosse possível procrastinar enquanto fazemos algo que é necessário?

Imagine, novamente, que você tem um trabalho para entregar daqui a três dias. Esse trabalho é um relatório. Você não quer escrever nada por enquanto, está cansado e desanimado. Para não perder tempo, que tal organizar as subdivisões e já separar as informações que precisam estar no relatório?

Com isso, você procrastina, deixando o trabalho para depois. Ao mesmo tempo, já vai adiantando informações importantes e poupa seu tempo no futuro. Logo, mesmo procrastinando você se torna alguém produtivo.

Bem legal essa estratégia, não é? Eu frequentemente faço uso dela, até mesmo para montar os artigos aqui do blog. Às vezes eu estou cansado ou esgotado demais para escrever. Então eu abro a minha planilha e começo a criar temas e selecionar os subtítulos. Depois é só escrever!

Use métodos de concentração

A procrastinação tende a acontecer quando nossa atenção flutua. Nessa hora, ficamos distraídos, deixamos de lado os pensamentos importantes e ficamos parados olhando para a parede, para a folha em branco, para o celular etc.

Só que se você precisa, mesmo, fazer um trabalho e o prazo está quase vencendo, existem alguns recursos que podem ser usados. Os métodos de produtividade, ou concentração, são excelentes opções para superar essas situações.

Mas olha só: para que esse tipo de técnica funcione, você precisa seguir a risca todas as instruções, okay? Se está na hora de descansar, é para descansar! Se é para trabalhar, feche todas as guias de seu navegador, desligue o wifi do celular e trabalhe!

Dito isso, é justo que eu fale da minha técnica preferida. Dentre todas as disponíveis, a Pomodoro é a que mais me agrada. Ela é simples, direta e muito eficiente. Essa estratégia é muito interessante porque aproveita nossos picos de concentração e nos coloca para descansar quando começamos a perder o foco.

Para entender como você pode usar essa técnica, veja esse vídeo do canal IlustradaMente:

Não tenha medo de procrastinar

Procrastinar é um comportamento completamente normal. Nosso cérebro usa essa distração para permitir que a gente descanse. Apesar disso, esse comportamento pode nos atrapalhar no dia a dia, por isso é preciso ter cuidado e usar as técnicas certas para evitar o desgaste físico, mas também o atraso nas tarefas importantes.

Se com este texto eu consegui lhe ajudar, que tal retribuir o favor? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, você vai me ajudar bastante!

 

Sair da versão mobile