Ícone do site AmbientePsi

14 Habilidades que você vai desenvolver na psicoterapia de casal

psicoterapia de casal

A psicoterapia de casal é uma excelente forma de você e seu parceiro melhorarem o relacionamento. Ela ajuda em várias coisas na sua vida, e vale tanto para casais que estão bem quanto para aqueles que estão passando por uma fase mais difícil.

Na verdade, existem alguns “life hacks” (habilidades para a vida) que a psicoterapia de casal ensina a você e ao seu parceiro que podem, com toda a certeza, mudar completamente a vida de vocês.

Separei uma lista com 14 desses life hacks que a psicoterapia de casal pode proporcionar. Confira!

1. A psicoterapia de casal vai ajudar vocês a lembrarem do motivo que os uniu

Por causa da rotina, das frustrações e de mais um milhão de coisas acabamos perdendo o foco no que importa: nosso relacionamento. 

Na psicoterapia de casal você e seu parceiro vão ser colocados, em vários momentos, para pensar e repensar na união de vocês. Isso vai levar ambos a lembrarem das coisas boas e das admirações que fizeram com que o relacionamento começasse a existir.

2. Abraçar e aceitar o fato de que vocês são diferentes

Ser diferente é maravilhoso! Imagine como seria horrível viver com uma pessoa que faz exatamente as mesmas coisas que nós? É entediante, não tem assunto, não existem novidades, tudo vira uma mesmice.

Vocês vão aprender a gostar da diferença. Com isso, vão parar de tentar mudar o seu parceiro e começarão a apreciar as coisas que fazem dele uma pessoa única.

3. Entender que seu modelo de relacionamento foi definido na infância

Ao ser confrontado sobre as “verdades absolutas” que você e seu parceiro acreditam como casal, vocês serão levados a repensar no padrão que construíram para o relacionamento de vocês.

No decorrer da psicoterapia de casal vai ficar claro que muitas certezas são fruto dos exemplos e modelos que vocês tiveram na infância, e que eles não servem mais para o mundo de hoje ou para as coisas que realmente fazem vocês felizes.

4. Descobrir que tudo bem ir para cama com raiva às vezes

É impossível ficar bem o tempo todo. Ninguém consegue fazer isso, e não existe problema nenhum em ficar com raiva ou brigar.

Ao longo da psicoterapia de casal você e seu parceiro passarão a entender que tudo bem se frustrar, ficar com raiva ou chateados. Essas coisas fazem parte da vida e do relacionamento. O importante não é ser feliz 24 horas por dia, mas confiar, respeitar e estar presente para a pessoa que amamos.

5. Compreender que os problemas do relacionamento nunca são culpa só de uma pessoa

Seu parceiro fez algo errado? Você fez algo errado? É claro que isso acontece. Erros individuais acontecem sempre.

Contudo, se o problema afeta o relacionamento ele é da responsabilidade do casal. Não importa quem errou, jogar a culpa de um para o outro simplesmente não vai resolver a situação.

Na psicoterapia de casal vocês vão aprender que os problemas do relacionamento precisam ser encarados em equipe, ou nada vai funcionar.

6. A psicoterapia de casal vai ensinar o porquê de falar em “absolutos” e generalizações ser péssimo

“Você sempre fala isso.”

“você nunca faz aquilo.”

Sabe o que essas frases são? O fim de qualquer relacionamento!

Quando falamos de maneira generalizada, criticando o comportamento do nosso parceiro e não uma situação pontual, apenas estamos atacando a pessoa e não damos a oportunidade da mudança.

Durante a psicoterapia de casal você e seu parceiro vão desenvolver uma comunicação mais precisa, eficiente e muito menos ofensiva (conhecida, também, como “comunicação não violenta”).

7. Descobrir que supor as coisas é uma péssima estratégia

Ninguém sabe ler a mente de ninguém. Se soubessem, eu não teria trabalho (nem eu e nem psicoterapeuta nenhum no mundo).

Nós, seres humanos, temos o péssimo costume de acreditar que sabemos o que as outras pessoas estão pensando e que entendemos o motivo por elas fazerem o que fazem. Isso é uma besteira, não temos tanto poder assim.

Essas suposições geram brigas e atritos totalmente desnecessários nos relacionamentos. Quantas vezes você já não ficou com raiva por pensar uma coisa, mas não confirmar com seu parceiro se o seu pensamento estava correto?

A terapia vai ensinar a vocês a mudar esse foco, a parar de suporem coisas e começarem a se comunicar melhor.

8. Aprender a fazer declarações usando o “eu” e perceber que elas são mais saudáveis

Ao longo da psicoterapia de casal você e seu parceiro vão conhecer o poder das afirmações iniciadas com “eu” (“I” Statements, em inglês).

Quando vocês se colocam em primeiro lugar e mostram que o que estão falando é uma vontade própria, uma percepção ou um desejo, as generalizações ficam de lado. Não só isso: você e seu parceiro podem se conectar e conversar falando de um para o outro, sem usar subterfúgios.

9. Entender que discussões não são ruins e que elas podem ser um bom sinal

Discussões são ótimas para o relacionamento. Mas veja bem: discussões, não brigas.

Quando você e seu parceiro discutem sobre a relação, vocês estão falando sobre o que esperam, o que querem e como podem melhorar. Estão dizendo sobre os incômodos que sentem, as inseguranças e as coisas que têm medo.

Isso é benéfico e ajuda a evitar que fiquem remoendo coisas até que uma hora explodam de raiva e gerarem uma briga que poderia ser evitada.

10. Aceitar que mudanças fazem parte do relacionamento e isso é sinal de amadurecimento

Mudar é natural. Você e seu parceiro mudaram desde o dia que se conheceram e continuarão mudando para sempre. O ser humano amadurece, evolui, muda. Isso faz parte do nosso ciclo de aprendizado e não tem como evitar que isso aconteça.

Por isso, na psicoterapia de casal você e seu parceiro vão aprender a abraçar esse amadurecimento e reconhecer, com carinho, a evolução individual que cada um de vocês teve ao longo dos últimos anos, meses, semanas e dias.

11. Compreender que o segredo da felicidade (ou da tristeza) está nas pequenas coisas

Por mais que grandes expressões de amor sejam incríveis e realmente façam o coração bater mais forte, nenhum relacionamento vive disso.

Na verdade, o carinho e o cuidado são mostrados em pequenas ações feitas diariamente. É a roupa dobrada, o café da manhã na cama, a carne preparada do jeito que o parceiro gosta (mesmo dando um pouco mais de trabalho), é a louça lavada de manhã (mesmo não sendo sua vez de fazer isso), é o beijo antes de ir para o trabalho… enfim, as pequenas coisas.

Esses pequenos gestos vão ter um valor único para você e seu parceiro após a psicoterapia de casal.

12. Reconhecer a importância de elogiar com frequência

Reconhecer o que seu parceiro faz é fundamental. E a melhor maneira de fazer isso é por meio de elogios.

Os elogios sinalizam para seu parceiro que você viu o esforço dele, reconhece suas ações e gosta dos resultados que elas geraram. Em outras palavras, o elogio deixa a pessoa mais feliz e faz com que ela se sinta motivada a continuar fazendo aquilo que fez.

Mas elogiar não é uma tarefa fácil e o processo de treino para conseguir isso é a psicoterapia de casal.

13. Entender que tudo bem agendar uma hora para o sexo

Existe um mito de que o sexo precisa ser espontâneo, que ele tem que acontecer naturalmente.

Esse mito acaba com relacionamentos. Casais que ainda se amam passam a achar que a relação está com problemas só porque eles não começam a se agarrar “do nada” e em qualquer lugar.

Mas a vida adulta exige certa responsabilidade. É preciso trabalhar — lembra daquele relatório que tem que ser entregue amanhã? Você vai ter que virar a noite fazendo! —, cuidar dos filhos, cuidar da casa, discutir a relação e muitos outros afazeres.

Sem um estímulo você e seu parceiro não vão ter vontade de fazer sexo. Esse é um fato. E marcar um dia para fazer isso é uma ótima saída que vai deixando o casal mais solto.

Contudo, entender como funciona esse “sexo agendado” é uma tarefa que exige alguns bons atendimentos.

14. Ter atenção plena quando estiverem juntos

Celular, computador, televisão, pensamentos, barulhos no vizinho, filhos gritando. É tanta coisa, tanta informação, que é difícil parar e curtir a companhia do seu parceiro.

Essa conexão, focada em dar total atenção a pessoa que está ao seu lado, vai ser cuidadosamente desenvolvida no decorrer da psicoterapia de casal. Com isso, você e seu parceiro ficarão mais íntimos, próximos, e aprenderão a curtir a companhia um do outro.

E aí, gostou de todos esses life hacks que a psicoterapia de casal pode ensinar para você e seu parceiro? Como psicoterapeuta, não posso deixar de recomendar que vocês façam, ao menos uma vez, uma consulta dessas e experimentem os benefícios do tratamento.

Mas dessa vez tenho uma proposta diferente. Clique aqui para ler meu texto sobre Terapia de Casal e veja, com detalhes, como que esse serviço funciona!

Sair da versão mobile