Ícone do site AmbientePsi

Descubra porque o teste vocacional ajuda na escolha da sua profissão

teste vocacional

Escolher a faculdade que vamos fazer é muito difícil, não é mesmo? Precisamos, ao sair do ensino médio, decidir o que queremos fazer de nossas vidas. Nessa hora, é comum que os jovens procurem por ajuda. Aí que surge o famoso teste vocacional.

Mas será que isso funciona de verdade? Um simples teste é capaz de ajudar você a escolher sua faculdade? Bom, para responder a essas perguntas é que fiz este texto. Então continue a leitura e descubra se vale, ou não, a pena fazer um teste vocacional!

O que é o teste vocacional?

Teste vocacional é o nome dado para os questionários que avaliam gostos e habilidades para indicar profissões relacionadas a eles. Podemos dizer que o teste vocacional avalia a pessoa e aponta algumas profissões que ela poderia se identificar.

Apesar da excelente proposta, os testes vocacionais não são tão certeiros como parecem. Ao avaliar as habilidades e gostos, essas ferramentas esquecem algo muito importante: o comportamento e a personalidade de quem está sendo analisado.

Quando colocamos esses dois fatores na conta, vemos que as indicações do clássico teste vocacional não são precisas. Por isso não adianta ir correndo até o Google e procurar um questionário online; ele provavelmente não te ajudará de verdade.

Mas calma, tudo tem solução!

O que é a orientação vocacional?

Quem quer, de verdade, se conhecer e entender quais profissões mais combinam com seu perfil, precisa mais do que só um teste. Então é preciso extrapolar e encontrar uma metodologia completa e dinâmica, não é mesmo?

Essa metodologia existe e ela é conhecida como orientação vocacional ou orientação profissional. Nesse caso, em vez de ser submetido a um teste, a pessoa interessada passa por uma bateria de testes, entrevistas e atividades práticas que a ajudarão a escolher uma profissão.

Como funciona a orientação profissional?

A orientação profissional é um processo complexo. Ela pode ir de quatro a dez sessões (isso depende de quão participativo é o cliente). Nesse período, o cliente será submetido a:

Ao final do processo, você voltará a conversar com o profissional responsável pela orientação profissional. Ele dará um feedback sobre o que percebeu nesse período e fará indicações sobre as profissões que mais combinam com seu perfil.

Mas atenção: quem faz a escolha é você!

Quem é o profissional responsável pelo processo?

Em função da complexidade e dos instrumentos usados no processo de orientação profissional, o responsável por esse trabalho é o Psicólogo. Ele é quem estuda o comportamento humano e é capaz de avaliar as variáveis que envolvem a escolha de uma profissão, indo muito além da carreira ou salário.

Por isso, se você tiver o interesse em fazer o teste vocacional e passar por um processo de orientação, não deixe de procurar um profissional capacitado! Isso certamente lhe ajudará a acertar na escolha da sua futura profissão.

Caso queira uma ajudinha a mais, pode contar comigo. Marque sua primeira consulta comigo e vamos conversar!

Sair da versão mobile